Balneário CamboriúNotícias

Águas de Camboriú orienta população sobre uso consciente de água

A Águas de Camboriú vem se preparando ao longo do ano para proporcionar uma temporada de verão tranquila, em relação ao abastecimento, para os moradores. Para isso, adquiriu novas tecnologias e implantou equipamentos para diminuir os riscos de desabastecimento. No verão, o consumo do recurso pela população chega a aumentar mais de 20%.

Por isso a necessidade das pessoas estarem sempre alertas ao desperdício de água, que aparece em situações simples do dia a dia, desde lavar o carro com uma mangueira até lavar os pratos com a torneira aberta. No final, esses pequenos deslizes, além de não serem sustentáveis, levam ao aumento da conta de água.

A caixa d’água é um grande aliado do morador. O item, de acordo com Gabriel Balparda Fasola, coordenador de operações da Águas de Camboriú, é indispensável para evitar o desabastecimento quando há baixa pressão na rede. “Quando o consumo aumenta muito, os moradores sem caixa d’água são os que mais sofrem. Se ele tem a reserva e faz uso consciente, terá menos probabilidade de ficar sem água”, explica.

Nesse período, o desperdício deve ser evitado. Por isso, evite lavar carros com mangueiras, irrigar gramados, jardins e floreiras, fazer a reposição ou troca de água de piscinas e lavar calçadas e muros. Durante a temporada de verão, funcionários da Águas de Camboriú irão atuar em ações contra o desperdício e esclarecer atitudes sobre consumo consciente.

Dicas para economizar água

Máquina de lavar

Roupas e louças devem ser usadas totalmente cheias. Com isso a freqüência de uso é menor e há menos desperdício de água e de energia. Reutilize a água para lavar o quintal , com isso você economiza água e dinheiro.

Para lavar o carro

Use um balde. Lavar o carro com a mangueira gasta 560 litros em 30 minutos.

Reduza o tempo de chuveiro.

Ao invés de tomar banho de 10 minutos, diminua para cinco minutos. Assim, alem de economizar de 30 a 80 litros de água além de energia elétrica que também pesa no bolso.

Não jogue lixo no vaso sanitário.

Isso também contribui para aumentar o gasto de água

Vazamentos em torneiras, canos e descargas do banheiro devem ser consertadas assim que detectadas. Alguns tipos de vazamentos causam uma perda diária  de 24 litros  de água. A perda mensal fica em 720 litros.

Regue o gramado e o jardim pela manha das 6h às 8h ou à noite após as 19h. isso evita o excesso de evaporação.

Encha a pia para esfregar pratos e talheres. A economia será de dez litros de água por dia.

Ao descongelar carne e outros não use a torneira. O ideal é deixá-lo degelar dentro da geladeira.

Ao lavar vegetais e frutas, utilize uma bacia e use uma escova dental para remover a sujeira.

Não use mangueira de jardim para varrer folhas ou outros resíduos da calçada. O correto é uma vassoura, que permite economizar tempo e água.

Em caso de problemas, contate a Águas de Camboriú

A loja de atendimento da Águas de Camboriú atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sem fechar para o almoço, no escritório da empresa, situado na Rua Capitão Ernesto Nunes, 863, Bairro Cedro, ou na Rua Monte Nevada, 465, sala 03, Bairro Monte Alegre. Para mais esclarecimentos, o usuário também pode fazer contato através das centrais de atendimento da Águas de Camboriú, no telefone 0800 595 4444 a partir de telefone fixo, e para (47) 3233-3300 a partir de celular, ou ainda através do site www.aguasdecamboriu.com.br

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *