Notícias

Pesquisa aponta melhora nos indicadores econômicos do estado

Considerado um termômetro do mercado, o mais recente levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) aponta que o estado pode estar começando a deixar a crise na economia para trás.

Os dados, referentes a janeiro de 2017, indicam uma elevação de 19,8% no grau de confiança do empresariado catarinense com o futuro do país. Ao mesmo tempo, também houve uma redução, em relação ao final do ano passado, de 62,5% para 57,5% no número de famílias endividadas e um crescimento de 0,7% no nível de consumo da população.

“A sociedade ainda está bastante cautelosa, sobretudo devido ao horizonte de incertezas na economia. As pessoas ainda continuam consumindo menos e os empresários buscando diminuir seus gastos. Apesar disso, há cinco ou seis meses que estamos verificando uma pequena, mas contínua melhora nos índices econômicos no estado”, avalia o economista da Fecomércio-SC,
Luciano Córdova.

E, apesar da situação ainda não ser confortável, especialmente no que diz respeito a emprego e renda, acrescenta Córdova, tudo aponta para uma recuperação do crescimento econômico já nos próximos meses. “Santa Catarina é um dos estados que mais se destacam no país e deve sair da crise mais cedo. Acreditamos que até a metade desse ano já tenhamos uma melhora nas condições econômicas, possibilitando também uma retomada nos índices de emprego e consumo.”

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *