Balneário CamboriúCidadesEventosNotícias

Oficinas abrem a programação de Carnaval em Balneário Camboriú.

A largada para o Carnaval em Balneário Camboriú é nesta quarta-feira (22), com oficinas que resgatam a tradição da maior festa popular brasileira. Quem comparecer na Praça Almirante Tamandaré na parte da tarde, até domingo (26), poderá se inscrever gratuitamente em oficinas de material carnavalesco e de dança. No primeiro dia, os foliões aprenderão a fazer máscaras. Para participar, é preciso preencher uma ficha de inscrição no local (leia mais sobre as inscrições e o número de vagas abaixo).
 
Haverá cinco tipos de oficinas, que ensinarão a fazer máscaras, fantasias, bonecos gigantes e customização de roupas. Os foliões também apreenderão a dançar. Elas fazem parte do Festival Folias de Carnaval, o qual integra a programação oficial de Carnaval de Balneário Camboriú. O evento tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal e patrocínio da Skol. A Prefeitura é parceira. Estão também na programação, apresentações culturais e desfiles de escolas de samba e blocos. O Festival segue até dia 28 e tem uma agenda totalmente gratuita e aberta ao público.
 
As atividades do Festival Folias de Carnaval têm o objetivo de reviver e preservar a história cultural da festa por meio das oficinas. O resultado das aulas poderá ser visto na avenida, domingo. Isso porque os alunos formarão um bloco e vão poder desfilar com suas fantasias carnavalescas e bonecos gigantes.
 
Coordenador das oficinas, o historiador Dagoberto Coelho ressalta que a intenção das atividades é atrair famílias para os festejos. “O objetivo é manter viva a tradição e envolver a comunidade em um clima familiar”, destaca.
 
Para se inscrever nas oficinas gratuitas:
 
As inscrições para as oficinas ocorrem na Praça Almirante Tamandaré (Avenida Atlântica) e são por ordem de chegada, a partir das 13h. Os interessados deverão ter em mãos cópia do documento de identidade e CPF. Crianças só poderão participar com a autorização dos pais. Ao se inscrever na oficina, o aluno precisa concordar em participar do desfile de domingo, às 18h. Após o desfile, as máscaras e fantasias ficarão de posse do aluno. Para as oficinas de customização, é necessário que o aluno leve a peça, roupa ou acessório que deseja customizar.
 
Cronograma das atividades
 
OFICINAS:
 
22/02
Das 14h às 16h – Oficina de Máscaras – 20 vagas
Das 16h às 18h – Oficina de Máscaras – 20 vagas
 
23/02
Das 14h às 16h – Oficina de Customização – 20 vagas
Das 16h às 18h – Oficina de Customização – 20 vagas
Trazer uma peça que deseje customizar (abadá, blusa, saia, bermuda, máscara, acessório)
 
24/02
Das 14h às 16h – Oficinas de Fantasias – 20 Vagas
Das 16h às 18h – Oficinas de Fantasias – 20 Vagas
Das 17h às 18h – Oficina de Dança – entrada livre
 
25/02
Das 14h às 16h – Oficina de Máscaras – 20 vagas
Das 16h às 18h – Oficina de Máscaras – 20 vagas
Das 17h às 18h – Oficina de Dança – entrada livre
 
22/02 a 25/02
Das 18h30min às 20h30min – Oficina de Bonecos Gigantes – 20 vagas – 1 oficina dividida em 4 encontros (os monitores vão levar em consideração apelos regionais como os bonecos do boi de mamão, por exemplo)
 
26/02
Das 17h às 20h – Oficina de danças – entrada livre
18h30min – Desfile do Bloco das Oficinas pela avenida Atlântica
 
ATRAÇÕES CULTURAIS:
 
De 24/02 a 28/02 – PALCO CULTURAL (Praça Almirante Tamandaré)
Das 18h às 24h: Apresentações musicais culturais relacionadas às folias de carnaval: escolas de samba, blocos carnavalescos, bandas de fanfarra, boi de mamão, maracatus, grupos de percussão e chorinho.
De 25/02 a 27/02 – Avenida Atlântica da 2400 a Praça Almirante Tamandaré
Das 19h às 24h – Desfile de Blocos Carnavalescos e Escolas de Sambas
Informações Adicionais:
 
Secretaria de Turismo
(47) 3367-8122
Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *