Itajaí

Começa nesta segunda-feira a campanha de vacinação contra gripe Influenza

Idosos e doentes crônicos serão os primeiros a serem vacinados no município

Começa nesta segunda-feira (17) a campanha de vacinação contra o vírus Influenza em Itajaí. Idosos acima de 60 anos e doentes crônicos serão os primeiros a serem vacinados nesta semana. Após o dia 24 de abril, todos os grupos prioritários já poderão procurar as unidades básicas de saúde do município para fazer a imunização.

Idosos e doentes crônicos foram priorizados pelo Estado, nesta primeira semana, porque esse público representou 72% das internações e 77% dos 108 óbitos notificados em Santa Catarina por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza em 2016.

Do dia 24 de abril até 26 de maio, começam a ser imunizados todos os demais grupos prioritários: crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. A novidade deste ano é a ampliação da vacina para professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas.

“A vacina vai estar disponível num período prolongado para que todos sejam vacinados. A meta do município é imunizar 57.332 pessoas neste ano”, afirma a diretora da Vigilância Epidemiológica, Sandra Ávila.

A vacina oferecida na rede pública é trivalente e protege contra os vírus H1N1, H2N3 e Influenza B. Todas as 28 salas de vacina do município disponibilizarão a imunização de forma gratuita. O Dia D de vacinação está programado para 13 de maio, quando todas as unidades básicas de saúde do município estarão abertas das 8h às 17h para imunização dos grupos prioritários. A meta é alcançar uma cobertura de pelo menos 90% da população-alvo.

Para fazer a vacina contra gripe é necessário apresentar o Cartão do SUS, documento de identidade e carteira de vacina, além do registro profissional de cada categoria incluída nos grupos prioritários.

Confira o cronograma de vacinação:

17 de abril a 20 de abril – Idosos acima de 60 anos e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições especiais

24 de abril a 26 de maio – Crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional

13 de maio – Dia D de vacinação

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *