Balneário Camboriú

Simpósio destaca a hidrografia portuária brasileira

Evento vai apresentar panoramas de um dos mais importantes modais econômicos do País dentro da programação do 17º Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar – COLACMAR

 O 17º Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar – COLACMAR’2017, que será realizando de 13 a 17 de novembro no Centro de Convenções do Hotel Sibara Flat, em Balneário Camboriú (SC), é o mais importante evento técnico-científico de ciências do mar da América Latina e terá a participação de mais de 2.000 pessoas. Além de participar do congresso, esse grande poúblico também deverá movimentar a economia da cidade, já que o evento será realizado no coração do balneário mais procurado do Sul do Brasil.

O evento terá a participação de pesquisadores e estudantes de toda a América Latina e Caribe, entre outros continentes, e sua programação conta com as mais recentes iniciativas de pesquisa e inovação tecnológica das ciências marinhas.

A realização da Associação Latino-Americana de Investigadores de Ciências do Mar – ALICMAR, em parceria com a Associação Brasileira de Oceanografia – AOCEANO, correalizadora do congresso juntamente com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e a Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

Um dos destaques do congresso será a realização da primeira edição do Simpósio Brasileiro de Hidrografia Portuária. “O evento atende a demandas urgentes do setor portuário, que precisa ter um panorama atual da hidrografia brasileira para aprimorar-se frente aos novos desafios da gestão da logística portuária nacional”, explica o oceanógrafo João Thadeu de Menezes, presidente da AOCEANO.

O setor portuário brasileiro movimenta, anualmente, cerca de 700 milhões de toneladas das mais diversas mercadorias. Responde sozinho por mais de 90% das exportações de um país que dispõe de 55.467 km2 de rios, lagos e hidrovias e 8,5 mil quilômetros de costa, e apresenta um dos menores custos para o transporte de cargas no Brasil, segundo a COPPEAD (Instituto de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ).

Tamanha importância do setor portuário requer igual conhecimento sobre as características físicas de suas hidrovias, para que sua operação ocorra de forma cada vez mais segura e eficiente.

“É fundamental o conhecimento sobre o estado da arte das hidrovias brasileiras, bem como o uso de seus domínios, para fins de aprimoramento e desenvolvimento deste importante setor socioeconômico brasileiro, ainda mais considerando esta novo momento de gestão pública do País”, explica o presidente do COLACMAR’2017, oceanógrafo Fernando Luiz Diehl.

Temas previstos

O COLACMAR’2017 terá em sua extensa programação temas como ecossistemas costeiros, contaminação ambiental, ensino das Ciências do Mar e da Oceanografia, políticas de cooperação regional, educação ambiental, tecnologia de alimentos, pesca e maricultura, processos costeiros e oceânicos, mudanças climáticas globais, políticas públicas de conservação da biodiversidade, operações sísmicas e exploração do petróleo e gás, operação portuária, entre outros.

O simpósio irá abordar diversos temas relacionados aos aspectos técnicos e regulatórios do mapeamento das hidrovias. Cinco temas centrais estão previstos na programação: Oceanografia Operacional; Simulação de Manobras de Embarcações; Levantamentos Hidrográficos Multifeixe em Sistemas Aquaviários e Portos Brasileiros; e Sinalização Náutica e Navegabilidade.

Também serão apresentados projetos portuários e a atuação de organismos reguladores na hidrografia brasileira, como o Centro de Hidrografia da Marinha – CHM, a Secretaria Nacional de Portos – SEP, o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias – INPH e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ.

Inscrições abertas

As inscrições para o COLACMAR’2017 estão abertas no site www.colacmar2017.com, com preços promocionais até o dia 1º de maio. O evento também contará com a 10ª Feira Brasil-Oceano, ponto de encontro nos intervalos da programação do congresso e fórum ideal para discussões sobre as ciências do mar e a hidrografia.

No hotel que sediará o COLACMAR’2017, há oferta de reservas com descontos para congressistas. As formas de reserva com descontos especiais também estão disponíveis no site www.colacmar2017.com.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *