Notícias

Homologação para abertura de leitos psiquiátricos na região reforça trabalho da ADR para vocacionar hospital

 

“A implantação de leitos psiquiátricos na região está cada vez mais possível”, afirmou o secretário regional Edson Piriquito, nesta terça-feira, 30, em reunião com o gerente Regional da Saúde, Arnaldo Schmitt Neto. A partir de um estudo realizado pela Gerência Regional de Saúde, em 2014, o Ministério da Saúde homologou a abertura de até 25 leitos psiquiátricos, com previsão de aporte financeiro para custeio dos serviços. “Resgatamos esse trabalho e daremos sequência às ações para abertura do serviço”, destacou.

Desde que assumiu o cargo, o secretário tem estabelecido a meta de abrir ala exclusiva para atendimento de saúde mental aos pacientes em situação de urgência e emergência. Em Santa Catarina há dois hospitais psiquiátricos, em São José e Criciúma, e outros 27 hospitais que reservam leitos para esse tipo de atendimento, chegando a 1126 leitos pelo SUS. “O hospital mais próximo é em Brusque e os CAPS não possuem serviço 24 horas, nem atendem finais de semana, o que nos motiva a ir em frente nessa luta por leitos aqui na região”, disse o secretário.

Com a homologação do Ministério da Saúde, será possível a abertura de cinco leitos para crianças e adolescentes e 20 para adultos. “Chamam-nos a atenção os casos de depressão que podem levar ao suicídio e é preciso atenção especial para essas situações que atormentam as famílias”, observou, reforçando que continuará as tratativas com gestores municipais para definir o local onde os leitos serão disponibilizados à população.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *