Eventos

Run4More promove corrida de rua em prol da Escola de Cães Guia Helen Keller

O Movimento Faça Mais e a Corre Brasil se unem na corrida que acontece no próximo domingo, 4 de junho, em Itajaí, com toda renda revertida para a Escola de Cães Guia Helen Keller, com sede em Balneário Camboriú. Essa é uma oportunidade de aliar a prática da corrida e da caminhada e ser solidário ajudando a manter a instituição que há cerca de 20 anos atua na formação de animais que acompanham deficientes visuais. A corrida chamada de Run4More acontece em Itajaí, com saída às 8h, da Pousada Soleil da Brava, na Praia Brava, e terá trajetos de 5km e 10km (solo e duplas), além de caminhada de 3km, que podem ser feitas na companhia dos animais.

Todos os recursos arrecadados com a realização da prova serão destinados ao espaço de treinamento de cães guia que já entregou 23 cães e, atualmente, conta com sete em fase de socialização. As inscrições estão abertas no valor de R$ 60 e podem ser feitas através do sitewww.correbrasil.com.br. As provas iniciam às 8h no Soleil da Brava (Rua Carola Coelho, 57, esquina com Av. José Medeiros Vieira) na Praia Brava.

A organização pede que, quem for levar o seu cão, busque orientação veterinária para que a atividade seja saudável para o animal. Pequenos treinos para acompanhar a reação do cachorro às distâncias também são bem-vindos. Os animais de grande porte devem utilizar guias de curta condução e todos precisam de hidratação antes e depois dos percursos.

Para Ricardo Ziehlsdorff, diretor executivo da Corre Brasil que organiza o evento, o objetivo da corrida é, além de fornecer recursos para manutenção e investimentos na Escola de Cães Guia, valorizar a companhia dos animais mesmo nos momentos de corrida ou caminhada. “O trabalho da escola é único e merece ser valorizado. Estamos muito felizes em realizar este evento e proporcionar essa experiência para os atletas”, comenta.

A iniciativa partiu do Movimento Faça Mais, grupo de voluntários que se une para atuar em causas socioambientais, através de uma visita a escola Helen Keller para constatar as necessidades da instituição. “Resolvemos abraçar a causa por entender a importância do trabalho realizado na escola e também avaliar as dificuldades para manutenção e treinamento dos futuros cães-guia, que tem um alto custo e todo trabalho é voluntário. Diante disso, buscamos a Corre Brasil, que tem toda expertise nesse formato de evento para organização e condução da corrida”, aponta o voluntário líder e empresário Erondi Roveda.

Sobre a Escola de Cães Guia Helen Keller

Há cerca de 20 anos, a Escola de Cães Guia Helen Keller (ECG-HK) começou uma trajetória inovadora para o Brasil. Com referências internacionais, muita vontade e um grupo de amigos, o Dr. Augusto Luiz Gonzaga iniciou a entidade em Florianópolis. Em 2008 a ECG-HK mudou-se para Balneário Camboriú, onde está até hoje.

As atividades são mantidas por um time de voluntários e socializadores que convivem com os cães por um período de 18 meses. Depois eles voltam para a Escola para um treinamento específico para atuação como guias que dura seis meses e só depois são entregues aos deficientes visuais.​

Sobre a Corre Brasil

Há 10 anos a Corre Brasil realiza eventos de corridas rústicas de 5k e 10k, meia maratonas, corridas noturnas e também provas personalizadas. em Santa Catarina. Já foram mais de 120 provas em nove cidades diferentes do estado. Nelas, competiram mais de 100 mil corredores profissionais e amadores.​​ Entre elas estão a Meia Maratona de Pomerode, a Meia Maratona Internacional de Florianópolis e a Balneário Camboriú Night Run. Só este ano, 17 corridas estão confirmadas. Três já ocorreram e outras 12 estão com inscrições abertas no site www.correbrasil.com.br.

#MovimentoFaçaMais

O movimento começou em 2011 e seguiu até 2015, dentro do Grupo Riviera, construindo uma história colaborativa com o Grupo Socioeducacional e Cultural Latarte que desde 2006, desenvolve um trabalho socioeducativo com crianças através da arte. Nesse vídeo (https://goo.gl/uTq946), criado para a campanha institucional da empresa, é possível acompanhar um pouco da ideia que motivou a ação e iniciou o movimento. Em 2016, o grupo de voluntários abraçou a causa e o movimento foi desmembrado da empresa. De lá para cá várias ações já foram realizadas como a Caminhar é o Bicho, além de ações socioeducativas envolvendo crianças em Itajaí e Balneário Camboriú.

 

Agende-se

Run4More, corrida e caminhada em prol da escola de cães-guia Helen Keller

Quando: dia 4 de junho

Que horas: 8h

Onde: saída da Pousada Soleil da Brava, na Praia Brava, em Itajaí (Rua Carola Coelho, 57, esquina com Av. José Medeiros Vieira)

Como participar: inscrevendo-se pelo site da Corre Brasil www.correbrasil.com.br

Realização: Movimento Faça Mais (www.facebook.com/facamais2011)

Organização: Corre Brasil

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *