Balneário Camboriú

Balneário Camboriú tem gestão positiva no Programa Nacional de Alimentação Escolar

Representantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), se reuniram na manhã desta quinta-feira (08), no Centro de Treinamento Comunitário do Bairro das Nações, com integrantes da Secretaria de Educação de Balneário Camboriú e de municípios vizinhos para uma integração sobre as atividades inerentes ao Programa. Durante a semana eles visitaram algumas escolas e núcleos infantis da cidade para verificar o cumprimento da execução do Projeto. Critérios como a estrutura física dos depósitos alimentares, condições higiênico-sanitárias das cozinhas, aspectos de móveis e utensílios, toda a parte nutricional oferecida aos alunos, a prestação de contas e outros pontos foram acompanhados pelos técnicos do PNAE.

“O FNDE possui alguns métodos para visitar os municípios, e Balneário Camboriú entrou no critério de gestão positiva em relação a documentação, prestação de contas, sem nenhuma ressalva, o que é difícil acontecer de modo geral em todo o Brasil. Se destaca também por contribuir com mais de 50% do valor recebido pelo Fundo, para a alimentação escolar e com mais de 30% para a agricultura familiar”, falou a técnica da Coordenação de Monitoramento e Avaliação Programa em Brasília, Márcia Cristina Siqueira da Silva.

O trabalho de monitoramento foi realizado apenas em Balneário Camboriú. Representantes dos Municípios de Itajaí, Camboriú, Itapema, Navegantes e Porto Belo participaram do evento como convidados para uma troca de experiências e tirar dúvidas pertinentes a este trabalho.

A Prestação de Contas é realizada pelo Conselho de Alimentação Escolar – CAE que é responsável por fiscalizar, assessorar e acompanhar a aplicação dos recursos do Governo Federal para a merenda, além de verificar a qualidade dos alimentos e se ele é suficiente na rede de ensino. A presidente do Conselho, Rita Thils, destaca que o Município atendeu todas as exigências do programa e que o encontro possibilita os momentos de troca e auxílio na organização das ações. “A visita do FNDE em nossa cidade, como gestão positiva, nos orgulha muito por mostrar que os recursos estão sendo bem aplicados e que a nossa merenda é de qualidade”, se alegra Rita.

A Secretária de Educação de Balneário Camboriú, Denize Leite, ressaltou a importância da roda de conversa e a gratificação de receber os representantes do FNDE. “Além de monitorar esse trabalho abre espaço para o esclarecimento e orientações entre os órgão. É muito importante ver como está fluindo a nossa rede. Mesmo sendo positiva sempre temos o que melhorar. Este é um momento em que os Municípios passam por dificuldades e nós temos que priorizar as nossas crianças”, declarou a secretária.

Também esteve presente na reunião a nutricionista e palestrante Priscila Porrua, agente do PNAE no Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar de Santa Catarina (CECANE SC). De acordo com ela, a base do Programa é sustentado por dois eixos principais que são a oferta de alimentação adequada e saudável e a educação alimentar e nutricional.

Nesta sexta-feira (09), haverá uma nova reunião na Casa dos Conselhos de Balneário Camboriú como uma devolutiva do que foi feito durante a semana.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *