Camboriú

Ação ofertará testes rápidos para detecção de Sífilis em Camboriú no sábado

A Secretaria de Saúde de Camboriú irá realizar testes rápidos para detecção de Sífilis em duas Unidades de Saúde do município nesse sábado, dia 21. As ações irão ocorrer nos bairros Monte Alegre e Centro, em alusão ao Dia Nacional de Combate a Sífilis e a Sífilis Congênita – celebrado na data. As testagens serão realizadas das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, junto aos mutirões de preventivos organizados para o Outubro Rosa.  Moradores interessados deverão apresentar um documento com foto para realização do exame. De acordo com a diretora de Atenção Básica do município, Renata Amaral, as ações tem como principal objetivo orientar a população sobre a existência da doença. “Pretendemos, além das testagens, orientar os munícipes quanto como ocorre a transmissão da doença, o diagnóstico, bem como as formas e a importância do tratamento”, pontua.

 Exames à disposição diariamente 
Testes para detecção de Sífilis, HIV, e Hepatites B e C, são ofertados diariamente em todas as Unidades de Saúde de Camboriú. O exame é realizado com uma picada no dedo, para coleta da amostra de sangue, e em menos de 30 minutos o resultado já é passado ao morador. Interessados devem procurar as Unidades dos bairros em que moram e conversar com um dos enfermeiros.
DST causada por bactéria 
A Sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada por uma bactéria, capaz de permanecer no corpo humano por décadas se não diagnosticada e tratada. Os sintomas variam entre feridas indolores, dores musculares e na garganta, febre, nódulos na axila, além de outros sinais, de acordo com um dos três estágios da doença. O tratamento indicado para pessoas diagnosticadas é com Penicilina, sob acompanhamento médico.
Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *