Esportes

Balneário Camboriú recebe 3º Festival de Surf para Autistas neste sábado

Principal novidade desta edição é a bateria especial para crianças com Síndrome de Down e deficiente físicos

Uma iniciativa que une esporte e inclusão promete movimentar mais uma vez a faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú no próximo sábado, 11 de novembro. Criado pelo instrutor de surf Túlio Ferri, o 3º Festival de Surf para Autistas cresceu e neste ano recebe mais participantes, em um total de 70 crianças e jovens de diferentes estados. O evento, com início às 9h30, em frente a Rua 2.500, é uma competição divertida e repleta de atrações na água e na areia, onde pais e filhos brincam juntos.

A principal novidade desta edição do festival, segundo Túlio Ferri, é a bateria especial para crianças com Síndrome de Down e deficiente físicos. Com apoio da Fundação Municipal de Esportes, o 3º Festival de Surf para Autistas disponibilizará cadeiras anfíbias (que auxiliam os banhos de mar de deficientes físicos), balanço para cadeirante e equipamentos para basquete, vôlei e bocha adaptada. A bateria especial, segundo o organizador, é uma espécie de preparação para a realização de um evento esportivo focado neste público, o 1º Down Surf Festival, previsto para ocorrer em março de 2018 na praia da Atalaia, em Itajaí.

Os participantes deste sábado chegarão de diferentes lugares de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. “A intenção do evento é proporcionar um dia diferente e com novas sensações para crianças com autismo, superando medos e quebrando barreiras de forma natural e divertida”, observa Túlio Ferri. Cada jovem ainda ganha uma medalha de participação do festival.

 

O projeto

Há quatro anos, Túlio Ferri iniciou um projeto diferenciado na sua escola – a Surf Escola BC – e começou a oferecer aulas para autistas. As aulas são acompanhadas por uma psicóloga como forma de apoio ao trabalho de interação com a criança, com apoio da AMA Litoral (Associação de Pais e Amigos dos Autistas). Foi desta iniciativa que surgiu a ideia de elaborar o festival. O sucesso da iniciativa ganham proporções surpreendentes e as inscrições online para os participantes do festival foram preenchidas em menos de três horas.

O 3º Festival de Surf para Autistas tem patrocínio da Mormaii, Impacte, Avantis, Cliomed, CPH Academia, escola Construindo o Saber, Santa Clínicia e Hospital e Maternidade Santa Luiza, além do apoio da Drone Fly BR, ASBC, ACES e Buriti Jornalistas Associados.

 

AGENDA

O quê: 3º Festival de Surf para Autistas

Quando: 11 de novembro (sábado)

Horário: 9h30

Onde: Praia Central de Balneário Camboriú (em frente a Rua 2.500)

 

 

 

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *