Balneário Camboriú

Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é tema de audiência pública

Nesta sexta-feira (13), será realizada uma audiência pública sobre a inclusão de pessoas com deficiência (PCD’S) no mercado de trabalho. O debate acontecerá a partir das 14h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí, localizada na Avenida Vereador Abraão João Francisco  nº 3855, Bairro Ressacada. O evento é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC).

Segundo o MPT-SC, mais de cem empresas de oito municípios da Região do Vale do Itajaí foram notificadas para participar da audiência pública. Elas devem cumprir a cota estabelecida no art. 93 da Lei nº 8.213/91 que visa promover a inclusão de pessoas com deficiência e beneficiários reabilitado no mercado de trabalho. As empresas teriam que absorver 5.326 pessoas com deficiência na região, mas apenas 301 vagas destinadas à PCDs estão ocupadas. Em Balneário Camboriú, 25 empresas estão enquadradas na lei, sendo que ao todo seriam disponibilizadas 141 vagas, mas apenas 69 PCDs foram contratados.

Também participarão do evento autoridades e representantes de entidades envolvidas. Balneário Camboriú estará no encontro através do Sistema Municipal de Empregos (SIME). “O Sime de Balneário Camboriú possui vagas para PCDs, mas a demanda é baixa. E participar dessa audiência poderá abrir um leque de ideias de como inseri-los no mercado de trabalho”, comentou a coordenadora do SIME, Ana Martins.

Além do MPT-SC, a audiência pública também é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego, Capacit/Apae de Itajaí, Amor pra Down (unidades de Balneário Camboriú e Itajaí), Programa de Reabilitação Profissional do INSS de Itajaí, Secretaria Municipal de Educação de Itajaí, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Itajaí, por meio do Balcão de Empregos e SINE.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *