Balneário Camboriú

COMAD realizou a 2ª Formação para Educadores Multiplicadores na Prevenção ao Uso de Drogas

Os problemas gerados pelo uso de drogas em uma pessoa adulta interferem em vários fatores de sua vida. Quando o vício atinge uma criança ou adolescente, os riscos sociais, psicológicos e até mesmo de vida aumentam. Por isso, o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) de Balneário Camboriú, em parceria com a Secretaria da Educação, realizou a 2ª Formação para Educadores Multiplicadores na Prevenção ao Uso de Drogas nesta sexta-feira (13).

Supervisores e professores de ciências da Rede Municipal de Ensino, representantes de cinco escolas estaduais e também de três unidades do CRAS participaram da capacitação. Todos receberam uma pasta com folders e materiais informativos e lúdicos sobre o uso e abuso de drogas ilícitas. Os materiais vão auxiliar esses profissionais a trabalhar com o conteúdo em algumas situações delicadas dentro das escolas.

No primeiro momento da capacitação, o Capitão Comandante da Companhia de Camboriú da Polícia Militar, Tiago Teixeira Ghilardi, falou sobre os efeitos e reconhecimento de cada tipo de substância. As questões comportamentais e fisiológicas das drogas e seus efeitos sociais e psicológicos foram abordadas pelo médico especialista em psiquiatria, César Augusto Goulart.

“Ano passado fizemos uma reunião com os gestores da rede municipal, e nos solicitaram que os professores tivessem conhecimentos relacionados à identificação das drogas. O Capitão Tiago Teixeira nos trouxe amostras de cada substância para o melhor reconhecimento por parte dos profissionais da educação”, explicou a presidente do COMAD, Simone Leal.

A supervisora educacional do CEM Ivo Silveira, Marina Mendes, aprovou a capacitação. “Todo o conhecimento é válido como contribuição na atuação pedagógica. O evento possivelmente trará esclarecimento sobre o uso de drogas na infância e adolescência. A troca de experiências nos faz refletir sobre a temática ‘drogas’ e suas influências nas famílias”, conclui.

_______________________

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *