Balneário Camboriú

Mais de 25 mil vistorias foram feitas pelo programa Se Liga na Rede BC

Para verificar a situação das ligações hidrossanitárias em Balneário Camboriú, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) realiza constantemente fiscalizações do programa Se Liga na Rede BC. Até esta terça-feira (22) foram 25.774 vistorias, em nove bairros da cidade. Desse número, 17.063 foram inspeções, 8.215 reinspeções e 496 fiscalizações. O serviço é executado através de teste de fumaça e lançamento de corantes na rede coletora de esgoto.

Já foram inspecionados os bairros Nova Esperança (98%), Vila Real (95%), Nações (94%), Estados (91%), Pioneiros (88%), Centro (84%), Ariribá (83%), Praia dos Amores (83%) e Taquaras (37%). Nessas inspeções, 64% dos imóveis estavam inadequados. Caso seja verificada irregularidade, os consumidores têm 45 dias para providenciar a adequação. Após esse período haverá reinspeção. “Na reinspeção verificamos se as inadequações foram sanadas, caso não tenham sido, é lavrada intimação com prazo de 15 dias para defesa junto à EMASA. Se mesmo assim o problema não for solucionado, o proprietário do imóvel com ligação irregular será multado”, explicou a fiscal sanitarista do programa, Beatriz Nunes.

As principais irregularidades constatadas nas residências são a inexistência da caixa de gordura (47%), água pluvial conectada à rede de esgoto (23%), não conectado à rede esgoto (16%), conectado parcial à rede de esgoto (12%), existência de fossa, filtro/sumidouro (1%) e esgoto sanitário conectado à rede pluvial (1%).

Também já estão sendo feitas as reinspeções nos bairros das Nações (68%), Ariribá (72%), Pioneiros (87%), Praia dos Amores (72%), Centro (85%), Estados (76%), Vila Real (78%) e Taquaras (14%). Ao todo, 32% dos imóveis se adequaram nas reinspeções. Já as fiscalizações foram feitas nos bairros Nações (34%), Ariribá (2%), Pioneiros (2%), Praia dos Amores (11%) e Centro (5%). Após as fiscalizações 83% dos imóveis se adequaram, os outros 17% que continuaram inadequados foram multados.

Confira algumas orientações do Se Liga na Rede BC:

– O imóvel deve ter caixa de gordura. Limpe periodicamente, coloque resíduos em recipientes plásticos e envie junto com o lixo ou doe para a reciclagem;

– Não despeje gordura de alimentos ou óleo de cozinha na rede esgoto;

– Não jogue lixo no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto;

– A rede de esgoto da EMASA não foi projetada para receber as águas da chuva. Por isso, se fizer ligação da rede pluvial na rede de esgoto, o sistema pode transbordar, causando a proliferação de doenças e mau cheiro.

Qualquer dúvida, informação ou denúncia de ligações clandestinas podem ser feitas pelo telefone 0800 643 6272.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *