Balneário Camboriú

Defesa Civil de Balneário Camboriú recebe instruções sobre novo software de análise de dados

As equipes de Defesa Civil da região do Vale do Itajaí estão utilizando um novo sistema interligado de gestão, o SisDC. Na segunda-feira (18), a Defesa Civil de Balneário Camboriú participou de uma capacitação para otimizar a operação do sistema, instruída pelas equipes do Laboratório de Estudos de Riscos a Desastres (LAB – RED/UDESC) e da Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina. A capacitação aconteceu no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Itajaí através de videoconferência.

A capacitação teve como objetivo tirar dúvidas relativas ao preenchimento dos planos de contingência criados no sistema SisDC, ao cadastramento dos recursos, instituições, áreas de risco e as demais funções. As equipes de Bombinhas, Porto Belo, Itapema, Camboriú, Itajaí, Penha, Balneário Piçarras e Ilhota também estiveram presentes.

“Muitas das funções precisavam ser revisadas e a capacitação aumenta a nossa operacionalidade em relação ao sistema, nos preparando para a utilização do SisDC nas diversas situações que o município pode encontrar”, explica o diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Fabricio Melo.

O SisDC permite ao operador cadastrar cada morador, criar planos de contingência, mapear áreas vulnerabilidade que automaticamente criam um plano de contingência municipal, gerenciar o Sistema de Comando de Operações (SCO) com divisões por setores, banco de dados institucional com entidades do Estado, União, entidades privadas e informações possam ser necessárias em qualquer situação.

Na última sexta-feira (15), a Defesa Civil de Balneário Camboriú também participou de um curso de Geotecnia Aplicada através de videoconferência no CIGERD de Itajaí. Os conceitos abordados no curso influenciam na atuação e coleta de dados realizada pela Defesa Civil, que são diretamente aplicados no novo sistema.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *