Balneário Camboriú

Hoje tem Audiência Pública do Plano de Mobilidade Urbana

Você sabia que apenas 7% dos deslocamentos em Balneário Camboriú são feitos por transporte coletivo? Que 29% das viagens realizadas na cidade são feitas somente a pé e que 54,52% dos domicílios possuem pelo menos uma bicicleta? Esses são alguns dados da pesquisa feita para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), que serão apresentados nesta segunda-feira (25), às 19h, durante Audiência Pública na Câmara de Vereadores.

A participação de toda comunidade é muito importante para debater as estratégias e ações para a Mobilidade Urbana da cidade de 2018 até 2030. O PlanMob está sendo estruturado conforme os conceitos dispostos na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/12).

Para a elaboração do PlanMob, foi feita Pesquisa Domiciliar de Origem e Destino, onde foram entrevistados moradores de 1.350 residências, divididas entre todos os bairros do município. Após a tabulação de todos os dados obtidos, foi possível realizar o diagnóstico da situação atual da cidade com relação aos seguintes aspectos: Transporte Coletivo, Pedestres e Ciclistas, Turismo e Mercadorias; Transporte Motorizado Individual e Polo Gerador de Tráfego, Gestão e Sistema Viário. Durante a Audiência Pública será apresentado o diagnóstico de todos os itens e a proposta de plano de ação para cada um deles.

O Plano de Mobilidade Urbana de Balneário Camboriú apresenta ações, projetos e políticas para priorizar o transporte não motorizado e o transporte público coletivo com a integração entre os modos e serviços de transporte urbano; e ainda propõe ações para integração das políticas regionais, de forma a assegurar melhores condições de mobilidade entre os municípios vizinhos.

O Plano de Mobilidade está sendo elaborado pela Consultran Engenharia, contratada pelo Município por meio de licitação.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *