Balneário Camboriú

Unidade de Saúde da Vila Real passa a atender até as 22h

Mais uma Unidade Básica de Saúde de Balneário Camboriú ampliou o horário de atendimento à população. Nesta segunda-feira (25) a UBS da Vila Real começou a atender até as 22h, de segunda a sexta-feira, com equipe formada por médico, técnico de enfermagem e enfermeiros. A ação faz parte do novo programa “Mais Saúde para Você” que vai possibilitar que a população tenha atendimento médico após o horário de trabalho. Além da Vila Real, os moradores do Bairro das Nações também já contam com atendimento até as 22h, no CAS.

“Assim como fizemos no Bairro das Nações, estamos inaugurando o horário estendido na Vila Real. Portanto você trabalhador, você trabalhadora, que necessita de um horário especial para ser atendido pode vir agora nestas unidades que será atendido até as dez da noite. Em breve estaremos com este horário em todos os bairros”, contou o prefeito, Fabrício Oliveira que esteve nesta segunda-feira na UBS Vila Real, próximo às 22h.

Na Unidade dos Municípios, o atendimento estendido também iniciou, porém até as 19h. A previsão é de que até julho, todas as Unidades Básicas de Saúde estejam atendendo até as 22h, de segunda a sexta-feira. Os profissionais que irão compor as equipes do programa ‘Mais Saúde para Você’ já foram convocados e a Administração Municipal aguarda o prazo legal para que eles se apresentem.

Os atendimentos são feitos pela equipe formada por clínico geral, técnico de enfermagem e enfermeiros. Havendo necessidade o paciente é encaminhado para atendimento com especialista.

Horário ampliado impacta positivamente nos PA’s

O horário ampliado deve reduzir os atendimentos no PA da Barra e PA do Ruth Cardoso. De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Saúde, a maioria dos atendimentos feitos nestes locais não são urgência e emergência, e é realizado após as 19h, tanto de adultos quanto de pediatria.

Neste ano, no PA do Ruth Cardoso, dos 37.811 atendimentos gerais realizados de janeiro a maio, 29.888 poderiam ter sido realizados nas unidades de saúde. Desses, 76% foram classificados na cor verde (pouco urgente) e 3,01% na cor azul (não urgente). Já no PA da Barra, dos 32.648 atendimentos feitos de janeiro a maio deste ano, 25.892 tiveram classificação verde e azul, ou seja, não eram urgências ou emergências e poderiam ter sido feitos nas unidades de saúde.

“Esses números comprovam que são os trabalhadores que mais procuram o Pronto Atendimento, justamente porque eles funcionam 24h, possibilitando que eles se consultem após o horário de trabalho. E acaba que o atendimento não é tão efetivo quanto deveria, já que a missão do PA é atender rapidamente as pessoas em situações críticas”, ressaltou o prefeito Fabrício.

A UBS Vila Real fica na Rua Dom Abelardo, nº 400 – Bairro Vila Real.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *