Balneário Camboriú

Final do Campeonato Matix ocorreu nesta terça-feira no CEM Tomaz Francisco Garcia

Praticar a matemática com frequência traz inúmeros benefícios às crianças, dentre eles a melhora do raciocínio lógico e maior rapidez na solução de problemas. Foi pensando nisso que a professora de matemática do CEM Tomaz Francisco Garcia, Aline Nunes, desenvolveu a ideia do Campeonato Matix – Um Jogo Matemático. Nesta terça-feira (03), o campeonato chegou ao fim com uma disputa entre alunos do 9º ano.

O jogo Matix surgiu na Alemanha e tem como objetivo introduzir a soma algébrica, desenvolver o cálculo mental e ainda trabalhar estratégias de antecipação de situações. Trata-se de um jogo com um tabuleiro de números negativos e positivos, onde um dos participantes só pode escolher números da coluna do coringa e outros da linha (vertical e horizontal). Ganha o jogo quem somar as peças obtidas e tiver o maior resultado.

No CEM Tomaz a atividade foi realizada com o auxílio de computadores entre os alunos do 6º ao 9º ano. A professora Aline teve acesso à versão online do jogo em uma formação de área que participou no ano passado. “Levei cada uma das minhas turmas na sala de informática onde eles sorteavam uma letra para formar o grupo da chave. Nesse grupo, todos jogavam contra todos. Os dois com melhor pontuação formavam uma dupla e seguiam em frente no campeonato, fomentando o trabalho em equipe”, explicou Aline.

Os campeões foram os alunos do 9°ano A, Vitor Sizenando Tomazi e Gabriela Heloize Kichel. Como a ideia é estimular o aprendizado e espírito de competição, a premiação foi simbólica, uma caixa de bombom e materiais escolares, além das medalhas.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *