Cidades

Milton Hobus relembra os 10 anos do desastre no Vale do Itajaí

Essa semana, o Estado Catarinense relembra os 10 anos da maior tragédia climática que Santa Catarina já registrou. Foram mais de 130 mortos, centenas de feridos e milhares de desalojados e desabrigados. O Deputado Estadual, Milton Hobus, usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc, para resgatar o efeito que o evento causou no Estado. “De 2008 pra cá muita coisa boa aconteceu, diante da dor da perda. Hoje temos um sistema preparado para que a informação chegue até o cidadão,” destacou.

De acordo com Hobus, hoje, Santa Catarina está com áreas mapeadas, no que tange riscos aos moradores. E As áreas mais críticas, como em Blumenau contam com sensores, que detectam o risco. “Temos um sistema de radares, as mensagens de texto via telefonia móvel e o cidadão recebe na palma da mão a informação do que se aproxima e que muda a realidade do catarinense,” disse.

Para Hobus, há muito por se fazer e muitos projetos já estão prontos. “Alguns estão licitados, como a barragem de Botuverá, que é a primeira a ter possibilidade de ter múltiplo uso, como fornecimento de água e geração de energia.” Ressaltou.

Na semana que se recorda os 10 anos do desastre que afetou o Vale do Itajaí e Litoral Norte, Milton Hobus destaca a importância de que o futuro governo possa tirar do papel e tornar realidade, inclusive agregando as obras já executadas. Tosos os projetos em execução, fazem parte do pacote proposto pela Agência Japonesa de Cooperação – JICA e que Milton Hobus tirou do papel, após assumir a Defesa Civil do Estado, em 2013 e que tornou a Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, referência nacional e destaque mundial, reconhecido pela ONU e pelos japoneses que propuseram em 2011, as obras estruturantes para conter as cheias que pudessem surgir, como a de 2008.

Milton Hobus teve o trabalho reconhecido pelo deputado estadual, Leonel Pavan, que na época do desastre de 2008, era vice- governador do Estado. “Nós sofremos muito com isso. Quero aproveitar para dizer muito obrigado por tudo que o senhor (Milton Hobus) fez por nosso Estado.” Destacou.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *