Itajaí

Site do Semasa agora possui Agência Web

Além da 2ª via, usuários podem emitir certidão de débito, simular faturas e mais.

Dá para resolver muita coisa da sua água sem sair de casa. O site do Semasa de Itajaí, que já disponibilizava há muito tempo a segunda via de faturas, agora também oferece vários outros serviços em uma autêntica agência virtual. Entre as novas facilidades tem a certidão de débito, a simulação de cálculo da fatura, a previsão de datas de leituras, os históricos de consumo e de pagamento e um canal de contato com o atendimento.

É só entrar em http://agencia.semasaitajai.com.br e ter em mãos seu número de matrícula, que é aquele que aparece na parte superior da conta de água, seu cpf e um e-mail para contato. Durante o cadastro, você vai criar uma senha de sua preferência, dando segurança e privacidade para os seus dados.

Antes da criação da agência, era necessário vir pessoalmente ao Semasa para emitir documentos e consultar detalhes do seu relacionamento com a autarquia. Um dos principais itens que os usuários solicitavam o acesso online era a certidão de débito, que é necessária para diversas operações envolvendo o imóvel. Agora a certidão pode ser emitida a qualquer hora, precisando só de alguns cliques.

A simulação de cálculo da fatura é uma funcionalidade bem conectada com a realidade de quem mora no litoral, principalmente durante o verão. É só preencher quanto você acha que haverá de consumo e escolher se quer saber só o valor da água, só o valor do esgoto ou dos dois juntos. Se, por exemplo, moram apenas duas pessoas na sua casa e vocês costumam consumir digamos 12 metros cúbicos por mês, se você tiver quatro pessoas a mais em um mesmo período é provável que serão utilizados cerca de 36m³. É só colocar esse número no sistema e ele vai dizer o valor correspondente a ser faturado.

A previsão de data de leitura é bem legal para quem gosta de ter o valor das contas com bastante antecedência e planilhar tudinho. Os históricos de consumo e de pagamento também são grandes aliados na economia doméstica pois nos permitem identificar os meses anteriores em que utilizamos mais água do que o normal, podendo assim ficarmos atentos aos nossos hábitos e pensarmos em atitudes sustentáveis.

Na seção “fale conosco”, o usuário pode escrever mensagens sobre assuntos diversos, tirando dúvidas, fazendo sugestões e registrando reclamações e elogios. O retorno pode ser dado por e-mail ou telefone. “A nova ferramenta oferece ainda mais praticidade para os itajaienses, eliminando a necessidade de deslocamento para certas demandas simples e criando mais disponibilidade para o nosso atendimento presencial se concentrar em situações mais complexas, que exigem a ação humana. É uma evolução tecnológica que também reflete nosso avanço como instituição pública e como pessoas” considera o Diretor Geral do Semasa, Diego Antônio da Silva.

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