Com um novo cenário político este ano, algumas decisões irão afetar a economia, e consequentemente as finanças de cada um, desde grandes empresas até os pequenos investidores.

Mesmo com certa incerteza, há uma expectativa positiva quanto ao rumo da economia, e o artigo busca trazer algumas dicas de onde investir a partir de agora.

A Renda Fixaainda garante ótimas oportunidades de rentabilidade, historicamente o Brasil paga juros mais altos para esse tipo de investimento, e isso não irá mudar da noite para o dia. A tendência é que haja maior estabilidade de agora em diante, mas por hora os juros da renda fixa se mantêm bastante atraentes.

Se as expectativas se confirmarem e a economia começar a seguir um caminho menos turbulento, pode ser que esse tipo de investimento fique um pouco menos atrativo, o que acaba sendo ótima para o país no geral, mas pode fazer com que pequenos investidores tenham de sair da sua zona de conforto.

A opção passa a ser a renda variável, com as ações, fundos imobiliários ou mesmo investimentos mais arrojados.

Um bom ponto para começar são os ETF’s. Estes produtos garantem uma boa diversificação e ainda geram à possibilidade de ganhos acima da média. Contudo, há também eventuais perdas, é sempre importante lembrar que renda variável varia, seja para cima ou para baixo.

Para o curto prazo e a reserva de emergência a dica é a mesma de sempre. Não importa o cenário econômico esse tipo de investimento deve estar alocado de forma conservadora, e com alto índice de liquidez, seja em um Tesouro Selic, fundos indexados ao CDI, ou até mesmo na poupança.

Apesar das dúvidas é sempre possível se adaptar aos novos cenários, basta estar atento e cuidar das finanças com carinho.

orlando.werner@outlook.com

todomundorico.wordpress.com

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *