Eventos

Clínicas Tecnológicas no Itaipu Rural show contribuem para aprimorar qualidade e produtividade

Com o intuito de levar informações relacionadas à produção de mel, vinho, erva mate e leite o Sebrae/SC programou diversas Clínicas Tecnológicas que estão sendo apresentadas na 21ª edição do Itaipu Rural Show. O evento segue com programação até este sábado (02), no Centro de Difusão de Tecnologias da Cooperitaipu, localizado no quilômetro 580 da rodovia federal BR-282, a um quilômetro do trevo Oeste da cidade de Pinhalzinho/SC.

A Clínica Tecnológica “Técnicas de manejo para produção eficiente de mel” expõe as potencialidades dos produtores atendidos por meio do Programa SebraeTec. A Clínicaapresenta soluções e orientações para aperfeiçoamento do processo de criação das abelhas para obtenção de um mel de qualidade, assim como os benefícios e pontos críticos da atividade.

 “O projeto com mais tempo de horas aplicadas na apicultura é em Quilombo, onde temos  resultados surpreendentes. No início tínhamos oito produtores associados, hoje, estamos com 28. Eles têm toda a estrutura para a extração de mel, inclusive com selo da inspeção federal. Estamos focando, agora, no melhoramento genético. Concluindo esse processo, podemos dizer que o projeto está sólido. Também atuamos em outros municípios da região e atendemos cerca de 100 famílias. Estamos trabalhando com a capacitação nessas outras cidades para que alcancem resultados como temos hoje em Quilombo”, relata o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Neuri Riboli.

O apicultor Avelino Santin comemora os resultados que conquistou participando do projeto. “Fui um dos fundadores da Associação de Apicultores de Quilombo. Buscamos a ajuda do Sebrae para aprender como fazer nosso trabalho melhor. Antes eu colhia cerca de 10kg por caixa, no ano passado minha média foi de 32kg por caixa”.

Para o presidente da Associação de Apicultores e Meliponicultores de Quilombo (AAMQ), Julsemar Francisco Toazza, o associativismo e as parcerias com Sebrae/SC, Epagri e poder público permitiram o crescimento da atividade. “Agora precisamos melhorar a produtividade e a rentabilidade com a introdução de uma nova genética nas abelhas, que é uma tecnologia nova na apicultura”. Para isso, a apicultora Cleusa Finco Franzen produz abelhas princesas (rainha não fecundada). “Nossa meta agora é produzir rainhas fecundadas. O foco é produzir material selecionado, buscando os critérios para uma ótima produtividade de mel”.

VITIVINICULTURA

A Clínica Tecnológica de Vitivinicultura atende produtores de uva e vinho, apresentando soluções e orientações sobre o processo de cultivo e industrialização da uva, assim como elaboração de vinhos e derivados. O produtor Ivo De Cezaro herdou a atividade do pai e participa do projeto desenvolvido pelo Sebrae/SC. “Temos assessoria do Sebrae há cerca de oito anos, o que contribui muito para a melhoria da produtividade. Antes a produção era para consumo da família. Agora, produzimos em torno de seis a sete mil litros de vinho por ano. Em 2018 construímos uma nova cantina e a meta é fazer o registro dos vinhos”, conta.

O enólogo e consultor credenciado do Sebrae/SC, Fábio Ricardo Ecco, frisa que a partir do Programa SebraeTec são realizadas consultorias com orientações desde o plantio até a elaboração do vinho e comercialização. Atualmente, são atendidos cerca de 120 produtores em nove municípios.

ERVA MATE

Na Clínica Tecnológica de “Produção e cultivo de erva mate” o objetivo é apresentar soluções e orientações para escolha de sementes adequadas para produção de mudas de qualidade, preparo do solo, tratos culturais, pragas e doenças, colheita e processamento, rendimento e rentabilidade, benefícios para a saúde, subprodutos e perspectiva para o futuro. “Demonstramos alguns subprodutos que podem ser feitos com erva mate. Tradicionalmente são conhecidos o chimarrão e o tereré, mas a erva mate tem muito mais utilidade. É a única planta que tem 196 princípios ativos benéficos à saúde”, realça o consultor credenciado do Sebrae/SC, Antonio Zanovello, acrescentando que os produtores atendidos há pelo menos dois anos têm índice de acréscimo de produção que varia de 30% a 130%.

MELHORAMENTO GENÉTICO E MANEJO NUTRICIONAL

Outras duas clínicas tecnológicas fazem parte da programação do Sebrae/SC no Itaipu Rural Show: “Melhoramento genético através da biotecnologia da inseminação artificial nos bovinos leiteiros” e “Manejo nutricional com a utilização de equipamento de análise ‘in loco’ do leite”. Na primeira a intenção é atender produtores de leite apresentando soluções sobre técnica de coleta de material genético de bovinos leiteiros para correção das necessidades genéticas nas características de concentração de sólidos totais (proteína e gordura), índices de saúde (fertilidade, consanguinidade, vida produtiva) e formação dos animais. No manejo nutricional o objetivo é orientar sobre utilização de indicadores da qualidade do leite para melhoria do manejo nutricional do rebanho, balanceamento de dieta, aumento da produtividade e redução de custos.

DEMAIS ATRAÇÕES NO ITAIPU RURAL SHOW

O espaço do Sebrae/SC no Itaipu Rural Show também inclui o Espaço do Turismo que demonstra os projetos e ações da área desenvolvidos na região, o Espaço da Inovação que conta com o Modelo de Negócios Canvas, o Painel de Oportunidades, uma novidade no estande, e outras atrações. No Espaço do Turismo o coordenador de Turismo de Quilombo,Rildo José Beber, apresenta a Rota Turística do município e os avanços adquiridos nos últimos anos.

A consultora credenciada do Sebrae/SC, Micheli Santin, acompanha o Espaço da Inovação e explica que o local é destinado para falar sobre o tema com palestras sobre como inovar no agronegócio, apresentação de cases de sucesso e oficinas de Canvas. Os sócios proprietários da startup Ofertaço Brasil, de Pinhalzinho, Cristiano Ceccon e Volmir Ceccon, participaram da programação em busca de estratégias para desenvolver o negócio. Trata-se de um aplicativo que apresenta ofertas de farmácias e supermercados. “Estamos no mercado há um ano, atendemos 14 empresas de nove municípios e estamos com meta de expandir a startup”, contam.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *