Penha

Programa “Bem-Estar Animal” realiza 110 castrações num único mês

Número de não comparecimentos, no entanto, ainda preocupa.

A equipe do programa “Bem-Estar Animal” comemorou nesta quinta-feira, 14, um número recorde no município: em um único mês, no período de 30 dias, foram esterilizados 110 animais de estimação, entre cães e gatos. “Trata-se de uma marca histórica. Jamais foram esterilizados tantos animais num único mês, e se mantermos essa média, vamos alcançar nossa meta de chegar a mais de 1.200 castrações neste ano”, explica o veterinário Michael Russi, coordenador do programa.

A perspectiva do programa é chegar até 150 castrações gratuitas por mês no futuro. “Uma das nossas dificuldades são as pessoas que agendam cirurgia, mas não comparecem no dia”, alerta Michael. Também nos últimos 30 dias, 21 pessoas não trouxeram seus animais para serem esterilizados. “Essas pessoas estão tomando o lugar de quem está esperando na fila. É preciso consciência quando se agenda a cirurgia”, pediu o veterinário.

A unidade móvel de esterilização está atualmente estacionada na localidade do Mariscal, ao lado da unidade básica de saúde local, onde deverá ficar pelo menos até a metade do ano. O atendimento, no entanto, abrange moradores de todo o município.

Para se inscrever, os donos de cães e gatos devem procurar as unidades básicas de saúde do seu bairro, e agendar a cirurgia. “É uma agenda online, então assim que é inscrito no posto de saúde, já está no nosso sistema”, explica Russi. A partir do agendamento, os pedidos entram numa fila de espera, que é atendida por ordem de inscrição.

Cada animal das famílias cadastradas que procurarem o serviço terá uma consulta prévia na unidade móvel para avaliação de saúde e, será verificado se pode receber a operação. Cães abandonados também poderão ser esterilizados desde que alguém se responsabilize em cuidar do animal no pós-operatório.

“Por enquanto ainda temos uma fila de espera longa, devido a grande demanda por esterilizações, mas acredito que com o programa agora ganhando fôlego, com mais de 100 castrações mensais, a espera na fila vai reduzir paulatinamente”, apontou o veterinário.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *