Balneário Camboriú

Legislativo discute projetos em parceria com a Educação

O ano letivo apenas começou e os preparativos para o prêmio, Professor Nota 10, o concurso, Estudante Cidadão, e o projeto, Vereador Mirim, também. Nesta quinta-feira(21), a Secretária de Educação, Rosângela Borba, e representantes da pasta estiveram na Câmara de Vereadores em reunião com o Presidente, Vereador Omar Tomalih, junto com os departamentos de Comunicação, Jurídico e Supervisores da Câmara Mirim.

A reunião marcou o início das movimentações em torno das iniciativas realizadas pela Câmara Municipal há 4 anos. Na pauta, estavam alguns ajustes apontados pela comissão, buscando melhorias e inovações.

O tema sugerido para esta edição do concurso é: “Bullying na escola e na internet: como prevenir e combater esta prática?”. Segundo a secretária de educação a proposta é bastante relevante “Assunto superatual, convivemos até hoje com este tipo de situação”, disse Rosângela.

No último dia (14/02) a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú foi certificada com o Selo Social, uma iniciativa promovida pelo Instituto Abaçaí em parceria com a Faculdade Avantis, prefeituras de Balneário Camboriú e Camboriú, e o Instituto Federal Catarinense (IFC). A Câmara Municipal inscreveu dois projetos, o Concurso Estudante Cidadão de Desenho e Redação e o Programa Vereador Mirim. “Esta certificação que recebemos, só mostra que a Câmara está engajada com os problemas sociais e incentivando a formação de bons cidadãos”, ressaltou o Presidente, Vereador Omar Tomalih.

Prêmio Professor Nota Dez

O Prêmio Professor Nota Dez é concedido aos professores das redes públicas estadual e municipal e da rede privada de Balneário Camboriú que mais se destacarem pela experiência educativa com trabalho inovador, criativo e transformador em cada ano letivo.

Concurso Estudante Cidadão de Desenho e Redação

O projeto Concurso Estudante Cidadão de Desenho e Redação, promovido pela Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, visa despertar nos estudantes do ensino fundamental (1º ao 9º ano) de escolas públicas e privadas, o interesse por questões relacionadas às funções do Poder Legislativo municipal, à democracia e à cidadania.

Em 2018, na quarta edição do concurso, foram realizados cerca de 5 mil trabalhos, entre desenhos e redações, por crianças e adolescentes orientados por seus professores. Entre os objetivos do Concurso estão o estímulo à reflexão e à construção de pensamentos sobre temas importantes para a cidade; a motivação à leitura, à escrita e à criação artística; o incentivo para desenvolver o pensamento crítico, a pesquisa, a criatividade e a originalidade; além de oportunizar a revelação e valorização de novos talentos no ambiente escolar do município.

Programa Vereador Mirim

O programa Vereador Mirim, instituído pela Resolução 379/2005, tem o objetivo geral de promover a interação entre a Câmara Municipal e a Escola, permitindo ao estudante participar do processo legislativo e compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação de sua cidadania e compreensão dos aspectos políticos da sociedade brasileira. Os jovens parlamentares se reúnem mensalmente com as mesmas regras das sessões adultas. As proposições indicadas na sessão mirim entram na pauta do Legislativo, apresentadas pela Mesa Diretora, que faz o encaminhamento ao Poder Executivo Municipal.

Por: Pedro Mariano

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *