Esportes

Itajaí garante vagas para o Brasileiro de Clubes de Handebol

No último fim de semana, categorias Universitária e Cadete, masculino, garantiram vagas, respectivamente, para competições nacionais em Salvador (BA) e Maceió (AL).

A equipe ACEU/UNIVALI/SLICE/FMEL – Itajaí de handebol masculino segue conquistando títulos e vagas para competições nacionais, confirmando a ascensão da modalidade que há muitos anos se destaca em Santa Catarina.

Na sexta-feira passada, dia 23 de agosto, a equipe adulta de Itajaí, que representa a Universidade do Vale do Itajaí – Univali nos Jogos Universitários Brasileiro, Conferência Sul – JUBS, classificou-se entre as 12 melhores instituições do Brasil para a fase final da competição, que será realizada em Salvador (BA), entre 20 a 27 de outubro.

Já a categoria Cadete disputou neste fim de semana, em Itajaí, o Torneio Zonal Brasileiro Cadete de Handebol e garantiu vaga para a fase final do campeonato  nacional, que será disputado em Maceió (AL), também em outubro, de 22 a 26. Esta é mais uma conquista importante da categoria Cadete (15 a 17 anos), que no início de agosto conquistou o título estadual da modalidade, disputado em Criciúma.

Também neste ano, no mês de julho, os atletas itajaienses da categoria Cadete, disputando os jogos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) por suas equipes, subiram ao pódio em São Miguel do Oeste (SC). Na ocasião, a equipe do Colégio Salesiano foi vice-campeã e a do Colégio São José ficou em terceiro lugar. Os campeões do handebol masculino cadete no JESC foram os representantes da Escola Estadual Básica Laércio C. de Andrada, de São José (SC).

Com as classificações das  categorias Adulto e Cadete para competições nacionais, Itajaí terá representantes em três torneios nacionais, já que a equipe Juvenil está garantida nas finais do Brasileiro de Handebol Juvenil Masculino, em Maringá (PR), de 9 a 15 de setembro.

Tais tentos, além da convocação dos atletas itajaienses Allefer Ballan e Bruno Lima para Seleção Brasileira de Handebol Junior que disputou o Mundial na cidade de Vigo, na Espanha, confirmam a ascensão da modalidade em Itajaí, cidade que sempre se destacou por revelar atletas de handebol em Santa Catarina.

Apoios importantes  

Itajaí possui duas associações que preparam atletas de várias idades para o handebol masculino: a Associação Desportiva Itajaiense – ADI e a Associação Cultural e Esportiva Univali – ACEU. A equipe que reúne atletas das duas associações é denominada ACEU/UNIVALI/SLICE/FMEL- Itajaí. Segundo a professora Claudia Monteiro do Nascimento, responsável pelas equipes, “a união destas associações deu-se para proporcionar aos nossos meninos o melhor para desenvolverem suas ações, no handebol e usufruir do máximo que as associações podem proporcionar a eles”.

Em grande parte, as associações são mantidas por projetos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte de Itajaí, cujos recursos ajudam com as despesas de competições, viagens, alimentação, transporte e o aluguel da Casa do Atleta, que atualmente abriga dez jovens. O restante dos recursos vem de empresas privadas que contribuem para o custeio das despesas e infraestrutura necessária; além do importante apoio dos pais dos atletas, que contribuem como podem no desenvolvimento das atividades.

Diante de algumas restrições, o bom desempenho dos atletas nos campeonatos que participam contribui para garantirem recursos para manter a prática do Handebol. “A importância de jogarmos campeonatos brasileiros se dá pelo fato de que, se ficarmos em até terceiro lugar, os atletas podem pleitear bolsas do Governo Federal, como ocorreu em 2018, quando fomos vice-campeões brasileiros na categoria Cadete e terceiro na categoria Juvenil e garantimos bolsas a eles”, explica a professora Claudia.

Pessoas e empresas interessadas em saber mais e apoiar o handebol itajaiense podem entrar em contato com a professora Claudia, sempre disponível pelo telefone (47) 99969-6020.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *