Santa Catarina

Projeto Mata Ciliar é reconhecido com o Prêmio Expressão de Ecologia

Desenvolvido com suporte financeiro da CASAN, o Projeto Iberê recebeu na tarde desta sexta-feira, 30 de agosto, o Prêmio Expressão de Ecologia na modalidade Recuperação de Áreas Degradadas. O reconhecimento foi entregue durante o Fórum de Gestão Sustentável, na sede da FIESC, em Florianópolis.

O reconhecimento foi entregue ao presidente do Consórcio Iberê, prefeito de Chapecó, Luciano José Buligon, e ao Diretor de Operação e Expansão, da CASAN, Fábio Krieger. Essa é a quarta premiação que o Projeto recebe na área ambiental.

O trabalho é desenvolvido em sete municípios do Oeste que integram o Consórcio Iberê, em ação com pequenos produtores rurais e um conjunto de instituições. O convênio de cooperação entre o Consórcio Iberê e a CASAN foi estabelecido em 2006 e já permitiu o repasse de R$ 1,2 milhão para suporte a profissionais que trabalham de forma participativa com os agricultores.

O financiamento também permite a compra de materiais como mourões, arames, catracas, tramas, hastes, bebedouros para os animais, mangueiras e moto bombas, para construção de cercas que protegem e permitem a recuperação de Áreas de Proteção Permanente (APPs) ao longo de cursos de água. 

O trabalho combate um dos principais problemas ambientais identificados nas propriedades rurais, que é a ocupação dessas áreas com o plantio de lavouras, de pastagens e para criação de gado.

Ao longo dos últimos anos, o Consórcio Iberê beneficiou mais de 400 famílias, isolando e recuperado aproximadamente 3 milhões de metros quadrados de áreas de preservação permanente  – o equivalente a quase 300 campos de futebol. Os resultados incluem melhoria na qualidade da água das nascentes e dos cursos de água, proteção do solo e retorno da fauna e flora, que ocorre naturalmente com a recuperação da vegetação.

OUTROS RECONHECIMENTOS

Prêmio Fritz Müller 2017
Concedido pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA, atual IMA). 


Selo Verde e o Prêmio Socioambiental Chico Mendes (INPRA) 
Premiação em 2015, com conquista do Selo Verde e o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, do Instituto Internacional de Pesquisas e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes (INPRA), Organização Não Governamental com sede em Curitiba que concede a certificação a empresas que estimulam as boas práticas ambientais.

Prêmio ANA 2012
A premiação certificada pelo Ministério do Meio Ambiente destacou projetos que contribuem com a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo o combate à poluição e ao desperdício, apontando caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. Em decorrência dessa premiação, o trabalho desenvolvido pelo Consórcio Iberê foi publicado no livro “Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar”, que reúne 25 experiências bem-sucedidas na área, sendo referências para ações de governo.

Municípios integrantes do Consórcio Iberê:

Cordilheira Alta
Chapecó
Guatambu
Caxambu do Sul
Planalto Alegre
Águas de Chapecó
São Carlos

Projetos desenvolvidos pelo Consórcio Iberê:
• Projeto de Preservação, Conservação, Recuperação e Manutenção das Matas Ciliares 
• Projeto de Educação Ambiental nas Escolas • Projeto Protetor Ambiental Voluntário
• Projeto Seminário das Escolas
• Projeto Águas Subterrâneas
• Projeto Dejetos de Suínos
• Projetos Resíduos Sólidos

Parcerias do Consórcio Iberê:

– Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN)
– Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina
– Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
-2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental
– Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Chapecó, Irani e Bacias Contíguas
– Floresta Nacional de Chapecó
– Instituto Federal de Santa Catarina
– Universidade Federal da Fronteira Sul
– Universidade Comunitária da Região do Oeste
– Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó
– Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares.

Foto: Mafalda Press

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *