Florianópolis

Suspense catarinense é destaque no segundo dia de FAM

Filme convidado é uma antologia de suspense e terror narrada pelo personagem Deolindo Flores, ambientada em Florianópolis. O dia marca também o início das atividades do Fórum Audiovisual Mercosul 2019.

O segundo dia do Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2019 traz os longas-metragens ZuritaO Espiral de Contos de Deolindo FloresDesarquivando Alice Gonzaga e Yo Niña, além de nove filmes selecionados para as mostras competitivas Curtas Mercosul, Curtas Catarinense e Videoclipes. A programação marca também o início das atividades do Fórum Audiovisual do Mercosul 2019, que neste dia traz uma oficina de Direção e Roteiro com a cineasta argentina Natural Arpajou e uma palestra sobre Acessibilidade, com Thais Ortega, da ETC Filmes. As atividades do Fórum serão realizadas no Museu da Escola Catarinense (MESC), no centro.

História de suspense e horror, O Espiral de Contos de Deolindo Flores, escrito e dirigido por Rodrigo Araujo e Thiago L. Soares, da produtora Vila dos Frames, é narrado pelo personagem que dá título ao filme. São contos que fazem parte do imaginário de Florianópolis, envolvendo bruxas, festas fantasmagóricas e casas assombradas. Outros filmes da dupla já foram exibidos no FAM: O Outro Lado: A Sinfonia de Eric PahnO Depoimento de Ivo Zimmermann e O Prometido.

O documentário chileno Zurita, de Alejandra Carmona, que estreou hoje (26/09) no Chile, apresenta a história de vida do poeta Rubén Zurita, que enfrenta o mal de Parkinson há 17 anos, e terá duas exibições no complexo Cine Show do Beiramar Shopping: às 16 horas e às 19h15. Eduardo Lobos, produtor executivo do documentário, participará de um debate com o público presente após a segunda exibição do filme. Ele também irá ministrar uma palestra sobre Produção no dia 29 (domingo), às 11 horas, no MESC, como parte das atividades do Rally Universitário. As inscrições para a palestra ainda estão abertas e devem ser feitas pela plataforma Sympla.

A sessão RECAM exibe o documentário Desarquivando Alice Gonzaga, de Betse de Paula, às 20h30. O filme foi o vencedor do prêmio da instituição no FAM do ano passado, o que garantiu a inclusão de recursos de acessibilidade na obra. Desarquivando Alice Gonzaga contará com janela de Libras individual.

O longa-metragem de ficção Yo Niña, dirigido pela cineasta argentina Natural Arpajou, encerra a programação do dia em duas exibições, às 20h50 e às 21h10. O filme conta a história de Armonía, filha de um jovem casal que vive lado a lado na Patagônia, fugindo das imposições da sociedade capitalista moderna. Antes da exibição do longa, o público presente poderá assistir quatro produções selecionadas para a mostra Videoclipes: Ore KunhangueMbya ResisteTenemos Voz e La Yegros Ft. Soom T.

O 23º Florianópolis Audiovisual Mercosul teve o investimento do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, Agência Nacional do Cinema – Ancine, com realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Pátria Amada Brasil, Governo Federal.

Programação filmes 27/09

Mostra Cinematic VR
Hall do Cine Show
A partir das 15 horas

Sessão temática Senescência
Filmes: Juventus FC, Angela, Ausencia, Un Deseo, The End of Eternity, A Volta pra Casa
Sala 03
15 horas

Mostra Doc-FAM – Zurita
Sala 1
16 horas

Sala 2
19h15

Filme Convidado – Maratona De Pernas Pro Ar 2
Sala 2
16h30

Filme Convidado – Longa Catarinense – O Espiral de Contos de Deolindo Flores
Sala 4
17h30

Mostra Curtas Catarinense e Mercosul
Filmes: Revolução Silenciosa: 10 anos de Cotas Raciais na UFSC, Almofada de Penas, Entremarés, Blue Boy, Por Ahora Un Cuento

Sala 1
18h30

Sala 3
19h00

Sessão Recam – Desarquivando Alice Gonzaga
Sala 4
20h30

Mostra Videoclipes e Longas Ficção
Videoclipes: Ore Kunhangue, Mbya Resiste, Tenemos Voz e La Yegros Ft. Soom T
Longa: Yo Niña
Sala 1
20h50

Sala 3
21h10

Programação Fórum Audiovisual Mercosul

Sessão Rally: Produções FAM 2017
Auditório do MESC
13 horas

Palestra Rally: Direção e Roteiro – Natural Arpajou
Auditório do MESC
14 horas

Palestra Rally: Acessibilidade ETC Filmes – Thais Ortega
Auditório do MESC
15h45Assessoria de Comunicação do FAM 2019Alissa Azambuja (48 99915.2827)
Barbara Pettres (48 99926.6429)Carolina Beux (54 999687359)Letícia Bombo (48 98484.7332)Sylvia Dantas (48 99649-1529)

FAM – Florianópolis Audiovisual MercosulDe 26 de setembro a 02 de outubro de 2019.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *