Navegantes

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo inicia nesta segunda-feira (07). A imunização será feita em duas etapas para dois públicos-alvos. A primeira é voltada para as crianças não vacinadas de seis meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) que será realizada no período de 07 de outubro a 25 de outubro. Já o DIA D, de mobilização nacional, acontecerá num sábado, 19 de outubro.

A outra etapa será direcionada para o público-alvo adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, no período de 18 de novembro a 30 de novembro. Já o DIA D para este público será no dia 30 de novembro.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo visa interromper a circulação viral e controlar a doença no país. De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Silvana Adriano Francez, foi registrado no estado de Santa Catarina 15 casos da doença.

“ O sarampo é uma doença causada por um vírus que pode matar, principalmente crianças desnutridas e menores de um ano de idade. O contágio ocorre pelo ar, através da respiração, tosse ou espirros, e começa antes mesmo que a pessoa infectada apresente os sintomas mais agudos da doença. A orientação é para que todas as pessoas que estão dentro do calendário procurem se vacinar. O vírus procura as pessoas desprotegidas,” alerta a enfermeira.

A vacina deve ser adiada nas seguintes situações:

Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Após o uso de imunoglobulina, sangue e derivados.

Riscos e sintomas

 Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados. Ao apresentar sinais e sintomas do sarampo, o serviço de saúde deve ser procurado imediatamente para que seja feito o diagnóstico e tratamento da doença.

Vânia Voltolini – SC 01057 JP

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *