Piçarras

Balneário Piçarras inicia programa de confecção gratuita de próteses dentárias

Através de convênio firmado com o Ministério da Saúde, o município tem como meta confeccionar entre 20 e 50 próteses por mês.

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras iniciou nesta segunda, 14, o programa de confecção gratuita de próteses dentárias. Através de convênio firmado com o Ministério da Saúde, o município tem como meta confeccionar entre 20 e 50 próteses por mês. O aposentado Carlos Eduardo Hatschbach foi o primeiro a iniciar o procedimento clínico.


“Já uso há 10 anos e preciso fazer a troca. Ela machuca a gengiva e não tem adaptação ao formato da minha boca”, disse durante a primeira consulta com a dentista que será a responsável pelo programa, Mariam Negeler Silva Francisco Bondavalli. Mensalmente, o Governo terá aporte financeiro de R$ 7.500,00 do Ministério para desenvolver o programa.


“O primeiro passo é o paciente procurar o dentista da Unidade Básica de Saúde do seu bairro. O profissional da unidade irá fazer uma avaliação e possíveis tratamentos necessários. Não podemos produzir uma prótese parcial ou total sem a liberação do dentista da unidade”, explicou Mariam. Dez pacientes já estão liberados para o início do procedimento.


O coordenador da Saúde Bucal do município, Jonas Tavares, explica que um credenciamento público foi promovido pela Prefeitura com o intuito de definir a empresa responsável pela produção das próteses. A Artesanal Lab Prótses Odontológicas, de Itajaí, foi a vencedora e receberá os moldes elaborados pelo município.“Tivemos um cuidado especial na elaboração do edital para que a empresa vencedora confeccione próteses de qualidade e que elevem a qualidade de vida e o bem estar de cada paciente beneficiado”, observou Jonas.


A secretária de Saúde, Bruna Emanuela Machado, acrescenta que todos os procedimentos serão feitos na UBS Central – mediante prévio agendamento. “Temos duas cadeiras odontológicas na UBS do Centro e por isso vamos canalizar o local como o polo do projeto. É importante que os pacientes que se enquadrem nesse perfil procurem sua UBS”, finalizou.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *