Notícias

Cirurgias Robóticas serão transmitidas ao vivo do Santa Isabel para Criciúma

Ação inédita faz parte do Congresso Catarinense de Cirurgia que acontece na região sul do estado.

Duas cirurgias robóticas serão transmitidas ao vivo do Hospital Santa Isabel para o Congresso Catarinense de Cirurgia, que acontece em Criciúma. Essa é a primeira cirurgia robótica transmitida ao vivo em Santa Catarina. O evento será nesta sexta-feira, dia 25. Paralelo ao Congresso Catarinense de Cirurgia, que deve reunir cerca de 250 médicos, acontece o Encontro Estadual de Residências de Cirurgia Geral.

Um procedimento cirúrgico de Retossigmoidectomia Robótica – tratamento do câncer do reto, está previsto para ser transmitido às 8h30, sob comando do Dr. Mauricio Corrêa – Médico do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel, com participação do Dr. Carlos Augusto Rodrigues Veo – de São Paulo. O procedimento de Acalásia por Robótica – distúrbios gastrointestinais, será transmitido às 13h50, sob comando do Dr. Pedro Trauczynski – Médico do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel, Chefe do Serviço de Cirurgia Robótica.

Para a transmissão ao vivo dos procedimentos cirúrgicos, os participantes do Congresso terão acesso às imagens da câmera de um dos braços do robô cirurgião Da Vinci Si – que é a mesma câmera 3D em que o cirurgião robótico tem a visão do local da cirurgia. Também serão usadas câmeras externas mostrando os movimentos da plataforma robótica e do médico no console. De acordo com o Dr. Pedro Trauczynski, Chefe do Serviço de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel, “o médico cirurgião fica com um microfone adaptado, transmitindo os passos da cirurgia. Ele também ouve o retorno com os questionamentos feitos pelos demais médicos em Criciúma”.

O Congresso Catarinense de Cirurgia tem apoio do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica, e da Sociedade Catarinense de Coloproctologia.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *