Penha

Campeã de xadrez, Mariana Santana confirma presença no Sul-americano da modalidade

A pequena campeã de xadrez de Penha, Mariana Nara Santana, estudante da Escola Horacina Soares Francisco, do bairro Cohab, marcará presença na sua primeira disputa internacional. Ela estará de 13 a 15 de dezembro no Campeonato Sul-americano de Xadrez Escolar 2019, promovido pela Confederação de Xadrez das Américas (Fide América), em Foz do Iguaçu, no Paraná.

De acordo com o professor Maico da Costa, responsável pelo xadrez escolar em Penha através da parceria entre a Fundação Municipal de Esportes (FME) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, essa será mais uma importante vitrine para a atleta, que é campeã da Liga Norte de Xadrez, em Navegantes, e a quarta melhor do Brasil em sua categoria (até o 4º ano do Ensino Fundamental). Mariana avançou no ranking nacional após garantir a quarta colocação, em setembro, na cidade mineira de Caxambu, onde disputou o Brasileiro Escolar da modalidade.

De acordo com Carlos Cesar de Souza, superintendente da FME de Penha, o objetivo do Sul-americano é integrar os alunos campeões das diversas categorias e as escolas campeãs da América do Sul, promovendo intercâmbio entre os enxadristas e a prática do xadrez. Aluna supervisionada pela unidade escolar e integrante do Programa Contraturno, da FME, Mariana intensificou os treinos, que ocorrem cinco vezes por semana, e integrará uma delegação de 30 enxadristas, além de atletas e pais.

Maico informa que ela ainda participará neste mês de outros dois torneios regionais, um em Jaraguá do Sul e outro em Blumenau, como preparativos a Foz do Iguaçu. Além do apoio da FME, a estudante conta com o patrocínio da Selaria Faísca, Beto Agropecuária, O Padeiro, Contabilidade Santos e Cancha do Calito.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *