Piçarras

Começa campanha de vacinação contra o sarampo para adultos

A imunização está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Começou hoje, dia 18, e segue até dia 30 de novembro, a Campanha de Vacinação contra o Sarampo para adultos não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. A imunização está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde.
A enfermeira da Secretaria de Saúde, Alessandra Reckziegel, acrescenta ainda que os adultos de 30 a 49 anos precisam tomar apenas uma dose e também podem ir à UBS. Mulheres grávidas não devem tomar a vacina.

“O foco deste trabalho é justamente a prevenção da doença que voltou a aparecer no Brasil em 2018 e agora em municípios da nossa região. Por isso, estar imunizado é crucial neste processo de contenção do surto”, recomendou a secretária de Saúde, Bruna Emanuela Machado.

O último boletim epidemiológico divulgado pela DIVE/SC aponta que a faixa etária que mais tem contraído a doença no estado é justamente a de jovens adultos, com idade entre 20 e 29 anos. Do total de casos confirmados neste ano (94), 41 estão nesta faixa. Por esse motivo, é de extrema importância a adesão desse público à campanha, ressalta a enfermeira chefe da divisão de imunização, Arieli Fialho.

Do início do ano até o dia 8 de novembro, foram confirmados 94 casos importados de sarampo em Santa Catarina. De acordo com Alda Rodolfo da Silva, enfermeira da DIVE/SC, ”os casos estão sendo classificados como importados, pois têm histórico de residência, deslocamento ou provável contato com casos confirmados em outros estados do Brasil, onde também estão acontecendo surtos”. Além dos casos confirmados, outros 43 estão em investigação e/ou reteste, conforme protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde.

Do total de casos confirmados, 3 foram em tripulantes de um navio atracado no litoral catarinense no mês de fevereiro de 2019 e outros 91 casos estão distribuídos em 21 municípios catarinenses: Joinville (25), Florianópolis (23), Palhoça (7), Jaraguá do Sul (7), Concórdia (5), São Bento do Sul (4), Barra Velha (3), São José (2), Governador Celso Ramos (2), São Francisco do Sul (2), Guaramirim (1), Balneário Camboriú (1), Schroeder (1), Guabiruba (1), São João Batista (1), Imbituba (1), Tubarão (1), Monte Castelo (1), Mafra (1), Jaborá (1) e Araquari (1).

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *