Piçarras

2º Encontro Regional de Benzedeiras acontece nesta quarta-feira

A expectativa é de que 15 benzedeiras participem do evento, que terá a apresentação de um documentário local sobre o tema.

A programação do 2º Encontro Regional de Benzedeiras, Benzedores e Rezadeiras – que acontece no próximo dia 20, às 14h, na Quadra Poliesportiva Campolino Teixeira (Figueirão), no bairro Nossa Senhora da Paz, em Balneário Piçarras – foi confirmada pela Secretaria de Saúde e Fundação Municipal de Cultural. A expectativa é de que 15 benzedeiras participem do evento, que terá a apresentação de um documentário local sobre o tema.

Na programação, uma das baixas é a do ambientalista da capital catarinense, Alésio dos Passos, conhecido em Santa Catarina como “o Bruxo das Plantas”. Um compromisso pessoal de última hora o motivou a cancelar sua presença em Balneário Piçarras. Contudo, a programação segue rica diante do conhecimento empírico dos participantes regionais já confirmados.

“Teremos uma troca de conhecimentos incrível”, prevê a naturóloga da Secretaria, Priscilla Cardoso Jorge. A roda de conversa está marcada para começar às 14h15, quando os participantes irão relatar suas atuações e experiências. Na sequência, haverá a apresentação de Dança Circular Sagrada, com a focalizadora Carina dos Reis. Bel Bandeira também irá promover contação de histórias.

Outro ato confirmado na programação é a apresentação de um documentário feito a partir de relatos de benzedeiras da cidade, produzido pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura. O documentário foi gravado esse ano e traz impressões pessoais do conhecimento popular do uso de plantas em tratamentos alicerçados na fé.

A presidente da Fundação de Cultura, Silvana Rebello, enaltece que o evento é “um encontro de saberes populares, em que precisamos valorizar a cultura tradicional, fomentar as trocas de experiências e reconhecer os conhecimentos da saúde popular”, finalizou.

Entrada Solidária
Além de reunir um vasto grupo de benzedeiras, benzedores e rezadeiras, a segunda edição do evento terá caráter beneficente. Por meio da “Entrada Solidária”, Saúde e Cultura pedem a doação de alimentos não perecíveis às pessoas que irão participar como ouvintes. Todo alimento arrecadado será doado à famílias e instituições do município. “O sucesso do primeiro evento nos motivou a criar novas estratégias e a valorizar ainda mais essa rica cultura”, opinou a secretária de Saúde, Bruna Emanuela Machado. O evento é aberto ao público.

Programação:

14h – Abertura do Encontro – Mesa de autoridades
14:15 – Roda de conversa com as Benzedeiras – Plantas Medicinais e Benzimentos
14:45 Apresentação Cultural | Dança Circular Sagrada – Focalizadora Carina dos Reis
15:15 Documentário – Relatos de Benzedeiras do município de Balneário Piçarras (Departamento de Comunicação da Prefeitura)
15:40 – Apresentação Cultural – Vozes Ancestrais. Contação de histórias com Bel Bandeira
16h – Chá da Tarde com as Benzedeiras e Benzedores
16:30 – Benzimentos.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *