Penha

Penha recebe Festa Catarinense da Cultura Açoriana a partir de sexta-feira

Começa nesta sexta-feira, 22 de novembro, a 26ª edição do AÇOR – Festa Catarinense da Cultura Açoriana. Todos os anos o evento acontece numa cidade diferente, e Penha recebe o evento pela segunda vez (a primeira foi em 1997). O festival contará com mais de 50 apresentações culturais, com grupos folclóricos vindos de todo estado, além de exposições com a presença de cerca de 40 stands.

O 26º AÇOR vai até domingo, dia 24, e será realizado no Parque Municipal de Eventos de Penha, terreno onde todos os anos acontece a Festa Nacional do Marisco. A abertura oficial está marcada paras às 19h30 do dia 22, mas os portões e exposições da Festa já estarão abertos a partir das 18h30. A entrada no evento é gratuita.

Além das atividades dentro do pavilhão, a festa também tomará conta das ruas da cidade com dois desfiles programados. O primeiro às 10 horas da manhã de sábado, dia 23, com o Desfile Etnográfico com saída da Igreja Matriz Nossa Senhora de Penha, percorrendo a Avenida Nereu Ramos, até o Parque Municipal de Eventos.

No domingo, acontecerá o Encontro das Bandeiras e Folias do Divino Espírito Santo de Santa Catarina. A missa será às 09h30 na Capela de São João Batista, em Armação, e às 11h30 será realizada o Ritual do Mastro de São Sebastião. O restante das atividades, sábado e domingo, serão no Parque Municipal de Eventos, com abertura do Parque de Eventos às 11h30.

As escolas de Penha também participarão através de apresentações culturais e exposições, demonstrando o que vem sendo ensinado sobre cultura açoriana na rede municipal de ensino. “É um evento cultural, turístico, recreativo e também educacional, onde estamos lembrando ao nosso povo sobre nossa história e identidade étnico-cultural. Será uma oportunidade ímpar para os moradores virem conhecer um pouco mais sobre si mesmos e a nossa herança açoriana”, convida o Diretor de Cultura Eduardo Bajara.

“Estamos honrados em sediar essa festa de expressão estadual, divulgando a nossa própria cultura, mas também recebendo outras manifestações de cultura açoriana de outras cidades, e descobrindo os laços que nos unem”, comenta o Prefeito de Penha, Aquiles da Costa.

O AÇOR é organizado anualmente pelo NEA – Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em parceria com a prefeitura da cidade-sede, neste caso, a Prefeitura de Penha, através da secretaria de educação e cultura, em parceria com a secretaria de turismo.

PROGRAMAÇÃO

Dia: 22 de novembro – (Sexta Feira)

18:30 Abertura do Pavilhão da Gastronomia

18:30 Abertura dos Estandes Culturais

19:30 Abertura Oficial 26°AÇOR

20:30 Início das Apresentações Culturais Folclóricas

24:00 Fechamento dos Estandes Culturais

Dia: 23 de novembro – (Sábado)

10:00 Desfile Etnográfico Av. Nereu Ramos –  Centro

11:30 Abertura do Pavilhão da Gastronomia

12:00 Início das Apresentações Culturais Folclóricas

24:00 FECHAMENTOS DOS ESTANDES E PAVILHÃO

Dia: 24 de novembro – (Domingo)

9:30 Missa do Encontro das Bandeira e folias do Divino

11:30 Mastro de São Sebastião/Frente a Igreja São João Batista

11:30 Abertura do Pavilhão de Gastronomia

12:00 Abertura dos Estandes Culturais

12:00 Início das Apresentações Culturais Folclóricas

19:00 Pronunciamentos de encerramento do 25º ACOR

19:00 FECHAMENTOS DOS ESTANDES E PAVILHÃO.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *