Itapema

“Mérito Legislativo” aos 13 homenageados de 2019

Sessão Solene promovida pelo Poder Legislativo de Itapema premia ações sociais, personalidades e iniciativas que contribuíram com o desenvolvimento município ao longo deste ano.

A Medalha Mérito Legislativo da Câmara de Itapema chega este ano a sua 4ª edição. A Sessão Solene que marca o início de dezembro no Poder Legislativo itapemense, acontece na noite desta segunda, dia 02/12, às 19h, no Plenário Pedro Mercês Vieira.  

A cada ano, a solenidade traz belas homenagens, com apresentações artístico-culturais e esportivas ligadas ao município, promovendo o reconhecimento de projetos sociais, personalidades, iniciativas e conquistas que merecem o devido reconhecimento do nosso município.

Segundo presidente da Câmara, vereador Sidinei Florêncio (Nei da van – PSDB), este é um dos momentos mais marcantes do ano Legislativo, que tem como objetivo enaltecer o que a nossa cidade tem de melhor e a sua riqueza, que se expressa através do nosso povo. “É gratificante proporcionar as pessoas da nossa cidade uma homenagem digna como esta, que certamente é um incentivo para projetos e iniciativas que ainda vão nascer em Itapema”, registrou.

Conheça abaixo os 13 homenageados deste ano, todos indicados pelos vereadores de Itapema.

Projeto Futebol no Bairro e Auxílio a Educação – indicado do vereador Alexandre Xepa (SD)

O “Futebol no Bairro” é um trabalho voluntário coordenado por Robson Almeida Junior, Daniela Shoenardie de Almeida, Elizandra Pruss Garcia e Alexandre Garcia, que utiliza espaços públicos e oferece gratuitamente aulas específicas de futebol e suporte acadêmico para alunos ligados ao projeto, ou estudantes interessados. Projeto social que tem como objetivo oportunizar a formação sócio-educacional e esportiva nas comunidades, em especial o Bairro Morretes, dedicado a jovens entre 11 a 17 anos. Os voluntários estão criando novas parcerias para 2020, com a Polícia Militar, Poder Legislativo, Executivo e judiciário, para uma vez por mês realizar palestras de prevenção às drogas e divulgar a importância dos estudos na vida de um cidadão.

Instituto Dago de Futebol Clube – indicado pelo vereador Ari Piquetti (PL)

Ex-jogador profissional de futebol, Valdecir Aparecido Ranucci, o conhecido Dago, iniciou um projeto social ligado ao esporte, o Instituto Dago de Futebol Clube. O objetivo dele é incluir crianças e adolescentes, que não tem condições financeiras de pagar para treinar em escolas particulares, fomentando o ingresso no projeto de forma gratuita, proporcionando uma chance, aos mais necessitados, de aprender com profissionais gabaritados de renome nacional, o esporte que é a paixão de todos os brasileiros, o futebol.

Grupo Escoteiro Tapera dos Carijós – indicado do vereador Cleverson Tanaka (PDT)

O Grupo de Escoteiros Tapera dos Carijós é uma instituição não governamental sem fins lucrativos, sediado junto à Associação de Moradores do Bairro Várzea. O grupo desenvolveu-se a partir da necessidade da comunidade de um programa do resgate do caráter e da dignidade humana, direcionado especialmente a jovens a partir dos 7 anos e suas famílias. Na prática do escotismo, nota-se um grande resultado em curto espaço de tempo, beneficiando os jovens com um programa organizado e eficiente e devidamente certificado.

Valdir Célio Klein – indicado do vereador Eurico Osmari (PSD)

Médico reconhecido em toda Itapema, o Dr. Valdir Celio Klein, figura no município com ações que vão além do seu currículo profissional. Em 1994, quando mudou-se da sua terra natal para Itapema, Dr. Valdir fundou o Lions Clube de Itapema. Também neste ano, deu início à construção do Hospital Santo Antonio, ao lado do também médico, Dr. Fausto Ioppi. Em 2010, foi Secretário Municipal de Saúde, e é médico concursado da Prefeitura de Itapema, o que lhe permitiu atuar em diversos bairros do município. Dr. Valdir Klein é especialista em Medicina do Tráfego, e foi um dos responsáveis pela instalação do Centro de Atendimento aos Condutores de Itapema.

Senador Espiridião Amin – indicado do vereador Fafá (Progressistas)

Na vida pública desde 1975, o atual Senador catarinense, Espiridião Amin Helou filho, tem em sua trajetória política a atuação como prefeito, governador do nosso Estado e Deputado. Amin é um entusiasta de Itapema e defensor de políticas voltadas para o município, sendo autor de diversas Emendas Parlamentares em prol do município, a maioria delas voltadas à saúde. Só este ano, O Senador garantiu uma emenda de R$ 100 mil para o município. Amin é catarinense, professor, advogado e administrador.

Grupo de Adolescentes Brilho Celeste – indicado do vereador Jean Idimar (MDB)

Com mais de sete anos de fundação, o Grupo de Adolescentes Brilho Celeste é um braço pulsante da Igreja Assembleia de Deus de Itapema, trabalhando com jovens entre 12 a 16 anos, com o objetivo de levar a palavra de Deus, ajudando assim, a eles, seus amigos e familiares da enfrentarem os problemas da vida. Hoje o grupo conta com 16 adolescentes atuantes, liderados por casais voluntários. Na homenagem, o vereador Jean vai ser representado pelo vereador Mauro Chitolina (MDB), que está no lugar de Jean atualmente na Câmara de Itapema.

ASUPI – Associação de Stand Up Paddle de Itapema – indicada do vereador Marinho (PSDB)

A Associação de Stand Up Paddle de Itapema foi fundada em 2018 pelo atleta Rubens Pedro Vieira, e hoje é presidida por Odair Ferreira. A Associação coleciona com seus competidores, títulos nacionais e estaduais na categoria, e também promove atividades sociais, culturais e esportivas em prol da sociedade, fomentando esta nova modalidade esportiva, que tem tudo a ver com a nossa praia. Entre suas ações sociais, participam com suas pranchas e atletas voluntários, pelo segundo ano consecutivo, do 2º Festival de surf Inclusão, que acontece na praia de Itapema. A ASUPI também promove o Natal Solidário, com uma remada e distribuição de doces para crianças que estão na orla. Em 2017, 2018 e 2019, a ASUPI foi responsável por organizar o Campeonato Catarinense de SUP.

Karla Demonti Passos Cathcart – indicada do vereador Tiãozinho (PSDB)

Pedagoga, a itapemense Karla Demonti Passos Cathcart é professora dos anos iniciais há 23 anos, na Prefeitura Municipal de Itapema. Tem vasta experiência na área de Educação, tendo atuado como Diretora Escolar, Coordenadora Geral e Pedagógica do Projeto municipal CASA (Centro de Atendimento a Saúde do Aluno de 2003 a 2006). Em 2011, passou a ser proprietária do Centro Educacional Sonhos de Infância (Escola de Ed. Infantil e Sréries Iniciais). Na UNIVALI, campus de Itajaí, foi docente no Núcleo das licenciaturas da Disciplina de Educação Inclusiva. Dra. Karla atua em cursos de graduação e Pós-graduação, ministra palestras sobre Inclusão escolar, e outros temas relacionados a área educacional.Karla é também proprietária do Colégio Superação, localizado em Itapema.

Márcio João Serpa (Mala) – indicado do vereador Nei da Van (PSDB)

O atleta de futsal, Márcio João Serpa é conhecido na cidade como “Mala”, abandonou as quadras e hoje se dedica inteiramente ao ciclismo, mantando a Associação Pedala Itapema. A associação tem como objetivo desenvolver programas, ações sociais e assistenciais à comunidade nesta área do esporte, através do trabalho gratuito e voluntário de seus associados e/ou voluntários. A Entidade aplica integralmente suas rendas, recursos e eventual resultado operacional, na manutenção e desenvolvimento dos objetivos institucionais no território nacional. O Pedala Itapema organiza provas, festas e eventos esportivos, com o intuito de difundir a prática do ciclismo.

Rádio Cidade – indicada do vereador Wanderley Dias (Ley – DEM)

Um dos mais importantes veículos de comunicação de Itapema, a Rádio Cidade foi fundada em 2006. Representa a voz da comunidade local, com grande participação e interação popular em sua programação. A rádio também é reconhecida por sua cobertura jornalística dos principais fatos de Itapema e região. A Rádio Cidade também participa ativamente de campanhas solidárias e promove eventos beneficentes. São Campanhas das mais diversas: arrecadação de agasalhos, alimentos, brinquedos, campanhas de natal, apoio ao esporte a arte, cultura e lazer nos seus mais variados formatos.

Agenor do Santos Varela – indicado do vereador Xavier Legarrea (MDB)

Participante ativo do Motoclube Itapema Off Road, o itapemense Agenor dos Santos Varela é também atleta e incentivador do esporte em nosso município. É dele o título de vice campeão da Copa norte Catarinense de Motocross. Há três aos, participa ativamente do Motoclube Itapema Off Road, responsável por organizar campeonatos de enduro na cidade, e também as etapas do Campeonato Catarinense de Motocross em Itapema. No início deste mês, o grupo organizou a 6ªpa do Catarinense aqui no município, um grande evento que movimentou a cidade.

Rede Feminina de Combate ao Câncer – indicada do vereador Yagan Dadam (PL)

Homenageada pela terceira vez consecutiva no prêmio Mérito Legislativo, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itapema dispensa apresentações! A atuação filantrópica da entidade é reconhecidamente parte da saúde pública do município. Fundada em 2001, a Rede oferece vários serviços de saúde às mulheres e à comunidade local, realizando exames de preventivo, colonoscopia, biópsias, consultas médicas, captura híbrida, encaminhamento de mamografia, palestras sobre prevenção, atendimento psicológico e fisioterapêutico, além de diversos trabalhos com terapias alternativas, tudo de forma gratuita. Tem papel fundamental na promoção da saúde pública da mulher, na prevenção do câncer de mama e no apoio à pacientes e ex pacientes.

Projeto Alegria na Rua – indicado pela vereadora Zulma Souza (DEM)

O Projeto Alegria na Rua este ano chegou a sua 11ª edição, como evento beneficente que acontece em Itapema! Contando com doações de diversas fontes, os voluntários do projeto organizam um grande evento de rua voltado para crianças carentes, proporcionando muita diversão e brincadeiras com a missão de levar alegria a elas na mês em que se comemora o Dia das Crianças. O evento que acontece todo ano também oportuniza alimentação, cortes de cabelo, atendimento odontológico, sorteio de brinquedos e outros atrativos para um dia inteiro de alegria na rua. Atualmente, atende a mais de 1.400 crianças do Bairro Morretes de forma totalmente gratuita, e é um projeto sócio-evangelizador da Associação Beneficente Expansão Ágape.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *