Itajaí

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ÚLTIMA ETAPA DO OCUPAÇÃO ITAJAÍ CRIATIVA

Workshop de encenação e apresentação de espetáculo estão na programação do evento, que ocorre entre 5 e 15 de dezembro.

A 4ª e última etapa do Ocupação Itajaí Criativa, projeto desenvolvido pela Téspis Cia de Teatro, será realizado na Itajaí Criativa – Residência Artística.  Desta vez, seis apresentações ao público e oficina fazem parte do evento. Nos dias 7 e 8 de dezembro, Max Reinert e Denise da Luz ministram o Workshop de Encenação –  Processos Criativos, com o objetivo de discutir aspectos fundamentais para o ator em cena. Já entre os dias 5 e 15, serão feitas seis apresentações do espetáculo “Liberdade, Liberdade”, sendo duas para os adolescentes do Instituto Crescer e quatro para o público em geral. A programação do evento é gratuita.

No workshop de encenação, entre os aspectos que serão abordados com os participantes estão procedimentos relacionados à criação cênica, considerando espaço, dramaturgia, influências sonoras e visuais. Além disso, como o ator e a atriz articulamestes e outros elementos no levantamento do material cênico.O workshop será ministrado nos dias 7 e 8 de dezembro, entre 14h e 18h, na Itajaí Criativa – Residência Artística.

Já o espetáculo “Liberdade, Liberdade”, que será apresentado ao público entre 5 e 15 de dezembro, é encenado por Denise da Luz, Max Reinert e Sabrina Antunes Francez. Os atores trabalharam durante o ano, cada qual com um enfoque, com a temática da liberdade e, agora, unem suas apresentações para desenvolver um espetáculo único e para dialogar com o público.

Além disso, a apresentação do espetáculo “Liberdade, Liberdade”, que é uma adaptação do texto homônimo de Flávio Rangel e Millôr Fernandes, escrito em 1965, tem como motivação o atual momento vivido no Brasil, em que temáticas relacionadas às liberdades individuais e coletivas estão em discussão. “Nós pensamos no tema liberdade, aí selecionamos os trechos mais emblemáticos, que quase viraram um manifesto pela liberdade, e adaptamos. É a partir daí que nasce a nossa apresentação”, explica a atriz Denise da Luz.

As apresentações do espetáculo serão realizadas para dois diferentes públicos. No dia 5 de dezembro, 14h, e no dia 6 de dezembro, às 9h, a apresentação é direcionada para os adolescentes do Instituto Crescer – ONG que capacita jovens de escolas públicas para o mercado de trabalho. E, entre os dias 12 e 15 de dezembro, a partir das 20h, para o público em geral. Todas as apresentações serão realizadas na Itajaí Criativa – Residência Artística.

Esta é a segunda edição do Ocupação Itajaí Criativa. Em 2018, a Téspis realizou a primeira edição do evento, que também contou com apresentações de espetáculo, workshops e outras atividades. O projeto é realizado com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí e renúncia fiscal da APM Terminals. As ações das etapas do Ocupação ocorrem na Itajaí Criativa – Residência Artística, espaço de arte e cultura privado, que conta com patrocínio para sua manutenção da PROCAVE Empreendimentos Imobiliários. A Itajaí Criativa é ponto de encontro de diversos artistas e seus públicos. Foi fundada em 2016, no centro de Itajaí, num casarão tombado como patrimônio histórico e localiza-se no número 222 da Rua Dr. Pedro Ferreira. Para acompanhar a programação, acesse: www.itajaicriativa.com.br.

SINOPSE DA OBRA “LIBERDADE LIBERDADE”:

“Não tenho procurado outra coisa na vida senão ser livre. Livre das pressões terríveis da vida econômica, livre das pressões terríveis dos conflitos humanos, livre para o exercício total da vida física e mental, livre das ideias feitas e mastigadas. Tenho, como Shaw, uma insopitável desconfiança de qualquer ideia que já venha sendo proclamada por mais de dez anos”. (Millôr Fernandes).

Serviço:

Workshop de encenação: Processos Criativos

Ministrante: Denise da Luz Max Reinert

Dias 07 e 08 / dez (sábado e domingo) das 14h às 18h (necessário a participação nos dois dias)

Vagas: 20

Idade mínima: 16 anos

Inscrição gratuita pelo email itajaicriativa@gmail.com (enviar nome completo, CPF e telefone de contato)

Espetáculo “LIBERDADE, LIBERDADE”

Dias 05 e 06 de dezembro (quinta-feira – 14h30 e sexta feira – 9h) (sessões com agendamento / Instituto Crescer)

De 12 a 15 de dezembro (de quinta a domingo), 20h, na Itajaí Criativa – residência artística

Ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência no local.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *