Piçarras

400 mulheres já foram atendidas através do projeto de Valorização da Saúde da Mulher

Em um ano do projeto de valorização da Saúde da Mulher, a Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras já atendeu cerca de 400 mulheres. Através de um convênio com o Ministério da Saúde, exames estratégicos ganham prioridade em casos apontados pelo setor de regulação como de urgência. A proposta leva o nome “Agenda mais acesso, cuidado, informação e respeito à saúde das mulheres”.


“O primeiro passo é a consulta na Unidade Básica de Saúde do bairro. As unidades geram a necessidade e a Atenção Básica regula em parceria com a Regulação Municipal baseado nos indicadores de saúde da mulher”, explica a enfermeira da Secretaria, Ivia Rodrigues. Testes rápidos para Doenças Sexualmente Transmissíveis, colocação de DIU, ampliação vacinal, exames de ultrassonografias, mamografia e de prevenção a canceres ganham prioridade por meio do convênio firmado ano passado.

Por meio dele, o município recebeu R$ 100 mil para ampliar o acesso aos exames e garantir maior rapidez ao processo de tratamento. “A necessidade é regulada por uma equipe clínica. Através deste convênio conseguimos ampliar e facilitar o acesso aos testes, criar mutirões e direcionar exames de forma mais eficiente”, pontua a secretária, Bruna Emanuela Machado.

A proposta conveniada termina este ano, mas o município já elabora uma nova estratégia para manter o serviço diferenciado. “Nossa ideia vai de encontro à Política nacional de atenção integral à saúde da mulher ampliando o atendimento para diagnóstico de doenças preveníveis e evitáveis”, reforça Bruna.

Apesar da maior oferta, a Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras ainda sofre com a ausência e pacientes nos exames. Nos dias 15 e 17, por exemplo, realizou dois mutirões de ultrassonografia de mamas. Dos 112 agendamentos, 20 pacientes faltaram ao exame apesar de confirmação telefônica feita um dia antes a cada mutirão, retardando a fila de espera.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *