Contraponto

LUIZ ROBERTO BARROSO UMA LUZ NO TÚNEL

“O otimismo não funciona. Não há prova de que ele faça as coisas ficarem melhores. Mas o pessimismo funciona. Ele faz tudo ficar pior.” (James Tobin)

Tempos atrás me deparei com uns jovens desiludidos e pessimistas com a política. Comentávamos o momento eleitoral do momento, e  fiz o seguinte comentário: -Mas vocês são a geração que no futuro vai dirigir os destinos dos municípios, do estado e até da nação. E que apesar de nossa geração estar bem atrapalhada, até com mais erros do que acertos, estaria nas mãos deles as mudanças.

A quem diga, concordo, que os homens não são maus, eles desconhecem o bem, e Dom Quixote apresentou uma frase espetacular, a de que “Deus tolera os maus, mas não para sempre.” Dai a convicção da mudança, para melhor. De “um mundo que não piora nem melhora, ele muda” Robert Brouwning.

Paulo em sua luta pelo Cristianismo puro, primitivo, lutou o bom combate, da verdade, da justiça e do amor. Diz-se que certa feita, como sempre fazia, consultava os cristãos mais velhos, os sábios anciões, foi até Gamaliel, que lhe havia sido mentor desde o judaísmo, mas se tornara também cristão, solicitando sua ajuda para a luta. E ouviu o seguinte do antigo mentor e mestre: -“Em nossa existência chega uma fase em que não nos é licito intervir nos problemas coletivos; mas em qualquer idade podemos e devemos operar a iluminação de nós mesmos.”

E sem julgamentos, sem idolatrias, é um grande privilégio ser cristão, seguir Paulo e o cristianismo primitivo; sem demérito de nenhuma outra religião, mas são mínimas as chances de formação ética adequada às aspirações de mudanças evolutivas, se aderirmos a seitas ou instituições que estimulam o fanatismo, o ódio, a rivalidade e a intolerância.

E no emaranhado do caos da crise sanitária e politica, na certeza que depois da tempestade vem a bonança, vejo jovens e mais ainda, um insigne e sábio Homem, com muitas propostas, iluminadas, verdadeira luz no fim do túnel, FAROL mesmo, do homem público e jurista, LUIZ ROBERTO BARROSO, hoje Ministro do STF, e futuro presidente o TSE.

Destaco alguns jovens que acompanho um pouco: Cientista Atila Tamarino, deputados federais, Tabata do Amaral e o catarinense Carlos Chiodini, vereadores Fabio Braga e Pedrão.

Luiz Roberto Barroso fez palestra na Universidade de Oxford, sobre o “Momento institucional brasileiro e uma agenda para o futuro” que explanou em debate no ultimo domingo na Globo News, que vislumbra um caminho para o Brasil e para os brasileiros.

Começa com a frase do economista americano James Tobin, premio Nobel sobre pessimismo:“O otimismo não funciona. Não há prova de que ele faça as coisas ficarem melhores. Mas o pessimismo funciona. Ele faz tudo ficar pior”. Faz um relato serio da situação do Brasil, e apresentou alternativas, destacando sua convicção e crença na Politica, nos Politicos, e na Democracia. E de que acima das ideologias, dos liberais, conservadores e progressistas, tem que imperar a integridade.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *