Dicas

Três dicas para proteger seu pet durante a pandemia do novo coronavírus

A mudança na rotina em função da quarentena para combater o novo coronavírus tem trazido novos desafios para toda a população. E um deles é para os que têm pets em casa. Afinal, como me proteger e cuidar do meu animal de estimação? Na grande maioria dos casos, os passeios diários e as idas ao pet shop, por exemplo, precisaram ser alterados. Segundo a Organização Mundial de Saúde Animal, ainda não é comprovado que o pet pode transmitir o vírus e testes ainda estão sendo realizados. “Existem muitas dúvidas ainda e é algo muito novo, mas é preciso ter cautela e tomar todos os cuidados possíveis para manter o pet e todos os que convivem com ele saudáveis e sem riscos”, explica Mariane Fagundes, médica veterinária da clínica veterinária BC Vet.

Os pets precisam fazer suas necessidades e, portanto, principalmente para quem mora em apartamento, é preciso leva-los para passear. Confira algumas dicas simples que podem auxiliar nesse momento e tornar tudo um pouco mais leve:  

1. Durante o passeio:  

Nesse momento, o ideal é que apenas uma pessoa, usando máscara, sair para passear com o pet. O indicado é buscar por horários e locais com menos movimentação. Evite também interações na rua com outras pessoas. O passeio não precisa ser longo, apenas o suficiente para auxiliar o animalzinho a fazer suas necessidades com tranquilidade. 

2. Quando chegar em casa:

Para evitar a contaminação do ambiente, o calçado deve ficar do lado de fora de casa e o pet precisa ter as patinhas e o focinho higienizados. Um grande aliado são os lenços umedecidos, como o Feelclean PET. O produto, que é super prático, é indicado para limpeza e assepsia animal. Contém na formulação ingredientes tensoativos que são agentes de limpeza também encontrados em sabonetes, sabão e outros limpadores em geral. São ideais para limpeza das patas, pelos, orelhas, focinho e região dos olhos de seu cão ou gato. São formulados com ingredientes suaves e enriquecidos com Aloe Vera, Pantenol e Vitamina E. “O pH do ser humano é muito diferente do cão, por isso é indicado que seja feito o uso de produtos, como os lenços umedecidos e shampoos, específicos para os pets”, ressalta Mariane.

3. Atividades e cuidados em casa:

Eles precisam gastar energia. E com os passeios reduzidos algumas brincadeiras e atividades vão distrair o pet e ainda ajudar no gasto de energia. Coisas simples como jogar a bolinha, brincar de esconde-esconde, pula-pula e cabo de guerra vão deixar o animalzinho ainda mais feliz. “É ideal higienizar os brinquedos com água e sabão com frequência. Outra dica é dar banho no pet ao menos uma vez na semana, pode ser em casa mesmo, isso vai ajudar a manter ele mais higienizado, o que protege ele e os moradores da casa também”, finaliza a médica veterinária.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *