Notícias

O FONPLATA concedeu à Argentina mais fundos para combater a emergência por COVID-19

O Banco de Desenvolvimento aprovou um novo desembolso de mais de um milhão de dólares para a aquisição de bens que contribuam para reforçar os serviços necessários para garantir a higiene nos centros fronteiriços argentinos, adquirindo material de proteção adequado para seu pessoal (chinstraps, álcool gel, macacão, luvas descartáveis, máscaras sanitárias, entre outros) e a implementação de um sistema de monitoramento composto por uma cúpula de 360 ​​°.


Os recursos correspondem à ativação da cláusula para "situações de emergência" da operação de empréstimo ARG-35/2017 que o FONPLATA concedeu à República Argentina para o financiamento parcial do "Programa de Infraestrutura de Integração" e que, neste momento, permite ao país dispor de 5% do valor total atribuído ao serviço de mitigação de emergências sociais e de saúde devido à pandemia do COVID-19.

Esse desembolso de US$ 1,11 milhão no total é um acréscimo aos mais de US$ 53 milhões que a Argentina já recebeu do FONPLATA para lidar com os efeitos do COVID-19 e que o país aplicará para fortalecer suas medidas de resposta à mitigação da saúde e emergência socioeconômica devido à pandemia. Em face da emergência sanitária por coronavírus na região, o Banco de Desenvolvimento disponibilizou aos seus países membros um fundo especial de cooperações não reembolsáveis, linhas especiais de financiamento para atender à situação por meio de procedimentos abreviados de aprovação e desembolso de maneira expedita, e concordou com a possibilidade de reestruturar os empréstimos existentes.

FONPLATA - Banco de Desenvolvimento
Trabalhamos pela integração da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai para alcançar um desenvolvimento harmonioso, inclusivo e sustentável. Nosso objetivo é promover uma melhor inserção de nossos países membros na América Latina e no mercado global, financiando estudos, projetos, programas, assistência e consultoria técnica.
Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *