Notícias

Marina Itajaí investe em sustentabilidade com painéis solares

240 módulos fotovoltaicos estão em processo de instalação no complexo náutico catarinense.

A Marina Itajaí é um dos primeiros complexos náuticos do Sul do Brasil a investir em painéis solares. Está em fase de instalação um conjunto de 240 módulos fotovoltaicos que ocupam uma extensão de 700 m2. O investimento é de cerca de R$ 160 mil e o objetivo é implantar soluções eficientes e menos nocivas ao meio ambiente, além de proporcionar uma redução em até 50% do custo de energia elétrica no primeiro ano.

“A Marina Itajaí já desenvolve uma série de ações sustentáveis como a captação de água da chuva para reuso, aquecimento solar para chuveiros e, agora, complementa com a instalação do sistema fotovoltaico, que além de ser mais sustentável, gera economia”, analisa Carlos Oliveira, diretor da Marina Itajaí.

Os módulos da WEG são feitos de silício policristalino com 345 WP de potência cada. A instalação e manutenção são da empresa catarinense Artesolar, especializada nas tecnologias. A montagem das placas leva cerca de 10 dias para ser concluída e devem iniciar o funcionamento a partir do final de maio, após a vistoria final da concessionária de energia elétrica.  

Os módulos duram em média 25 anos sem a necessidade de qualquer mudança estrutural, exceto pela manutenção anual de limpeza.

Sobre a Marina Itajaí

Inaugurada em dezembro de 2015, a Marina Itajaí está localizada no centro da cidade catarinense de Itajaí, sendo um importante polo náutico, naval, turístico e industrial. A marina oferece atualmente 355 vagas, sendo 155 vagas secas e 200 vagas molhadas que comportam desde pequenas embarcações até iates e veleiros com mais de 180 pés. Além de modernos equipamentos e estrutura náutica, possui opções de lazer como espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, conveniência e amplo estacionamento como parte de sua estrutura.

Mais informações: www.marinaitajai.com

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *