Cultura

Pinacoteca participa da 18° Semana de Museus

Com o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”, vídeos de quatro profissionais da área museológica serão divulgados no Facebook da Pinacoteca.

A 18ª Semana de Museus é uma ação de promoção dos museus brasileiros, coordenada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), que une instituições museológicas durante uma semana.

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, a Semana estende essa celebração em 2020 com o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.

O Facebook da Pinacoteca apresentará, de segunda a quinta-feira, 4 vídeos com questões e reflexões de 4 profissionais da área museológica sobre o tema de Diversidade e Inclusão.

Na sexta-feira, 22 de maio, será realizada uma live com a participação de todas as profissionais envolvidas. 

Confira o calendário abaixo:

3ª feira, 19/05 – Fernanda Castro – Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro

4ª feira 20/05 – Daina Leyton – MAM São Paulo

5ª feira 21/04 – Janaina Melo – autônoma – MAR Rio e Inhotim, Minas Gerais

6ª feira 22/04 – Live às 16h com a participação de todas elas!

#PINADECASA

O projeto #pinadecasa, lançado pelo museu no dia 18 de março, segue e tem repercutido positivamente entre o público. Desde o início da campanha, a conta da Pina no instagram (@pinacotecasp) ganhou mais de 12 mil seguidores. Nas redes sociais diariamente uma obra da coleção do museu acompanhada de curiosidades, dados históricos e explicações dos nossos curadores é postada. Todo sábado, às 11h, também tem live no instagram da Pina. Já rolaram conversas ao vivo com os curadores sobre a exposição os OSGEMEOS: Segredos; Hudinilson Jr.: Explícito; Marcia Pastore: contracorpo; Vanguarda brasileira dos anos 1960 – Coleção Roger Wright, sobre o Modernismo, além de um bate-papo com Guilherme Wisnik sobre a arquitetura do histórico prédio. A totalidade de visualizações das lives já supera os 43 mil.

Além disso, é possível fazer uma visita online pelo Tour Virtual 3D da Pinacoteca de São Paulo, criado pela Startup iTeleport Vivências Virtuais, que está disponível no site do museu (http://www.pinacoteca.org.br). De janeiro a março de 2020, as visitas à plataforma já chegam a 23 mil. Ainda pelo Google Arts and Culture (http://bit.ly/3aG3jFA), o público também pode visitar sem sair de suas residências. Todas as ações estão alinhadas com a inciativa #culturaemcasa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *