Itajaí

Estado entrega 20 respiradores ao Hospital Marieta após cobrança do Município

Após cobrança do Município de Itajaí, o Governo do Estado entregou nesta quarta-feira (27) 20 respiradores e 12 monitores ao Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, segundo a direção. Os equipamentos, essenciais para a ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), chegaram à cidade escoltados pela Defesa Civil, Codetran e Polícia Rodoviária Federal. Nesta semana, devem ser ativados 12 novos leitos na instituição, que é referência para toda região.

> Leia mais notícias sobre Coronavírus

Os 20 respiradores permitirão que sejam instalados 20 novos leitos de UTI no hospital, totalizando 69 leitos. Porém, para ampliação completa são necessários outros equipamentos, como monitores. O Governo do Estado já enviou 12 monitores para ativação dos primeiros leitos. Outros 8 monitores devem ser adquiridos pela Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) nos próximos dias para finalizar a implantação dos 20 novos leitos de UTI.

“Com estes equipamentos, o Hospital Marieta poderá atender melhor a população e passará de 49 para 69 leitos de UTI. Aguardamos ainda que o Governo de Estado conclua o compromisso inicial e implante mais 50 leitos de UTI na instituição, sendo 10 na atual estrutura e 40 no Complexo Madre Teresa, que está em obras, para chegar nos cerca de 120 leitos de UTI prometidos”, ressalta o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

99 leitos de UTI exclusivos para COVID-19

O compromisso assumido pelo Governo de Santa Catarina com a região dos Municípios da Foz do Rio Itajaí é instalar um total 99 novos leitos de UTI, exclusivos para tratamento do novo coronavírus, no Hospital Marieta – sendo 59 no complexo atual e outros 40 no Complexo Madre Teresa, cuja obra está em andamento. Desse total prometido, 20 novos leitos de UTI já foram ativados e mais 20 deverão ser implantados nos próximos dias.

Até o fim da manhã desta quarta, segundo o Hospital Marieta, 16 dos 20 leitos de UTI destinados para pacientes com COVID-19 estavam ocupados (80%). Já na ala de isolamento, onde há 25 leitos disponíveis para estes pacientes, 18 estão ocupados (72%). 

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *