Camboriú

Saúde de Camboriú esclarece dúvidas sobre Covid-19

Em virtude de algumas informações que circulam nas redes sociais, a Secretaria de Saúde esclarece algumas dúvidas sobre o Covid-19. O aumento dos números de casos positivos de Covid-19 faz com que muitas pessoas busquem por atendimento médico, para que dessa forma seja realizado a testagem e assim o paciente possa saber se contraiu ou não o vírus. No entanto, é importante esclarecer que o município segue a orientação do protocolo do Ministério da Saúde. O teste laboratorial, swab, RT-PCR estão sendo realizados preferencialmente entre o terceiro até o quinto dia após o início dos sintomas, podendo ser realizada até o sétimo dia. Já o teste rápido deve ser realizado, de forma geral, a partir do oitavo dia do início da apresentação do sintoma.

“É importante que as pessoas compreendam que estamos no momento mais crítica da curva do coronavírus, por isso, precisamos da colaboração da comunidade. Seguimos a recomendação do Ministério da Saúde, que orienta realizar o teste em pacientes sintomáticos mais acentuados. Pacientes com sintomas leves, que passaram pelo médico e foram orientados a permanecer em isolamento social, no entanto, se os sintomas evoluírem deve se dirigir ao Centro de Triagem e Coleta do Covid-19, para que seja realizada nova avaliação médica. Nossa luta neste momento está em salvar vidas, por isso, seguiremos firmes nesse propósito”, explica a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.

A produção de anticorpos aumenta a cada dia, a partir do início da infecção pelo vírus, por isso, é preciso que haja uma quantidade mínima de anticorpos para que o teste consiga detectar. A utilização de testes rápidos antes do oitavo dia pode levar a resultados negativos, mesmo em pessoas que possuem o vírus e produziram anticorpos, sendo, portanto, um resultado “falso negativo”.

O isolamento social é importante para combater a propagação do vírus, porque uma única pessoa infectada pode contaminar diversas outras, inclusive pessoas que estão em grupos de risco, como: idosos; pessoas com doenças respiratórias crônicas; hipertensos, diabéticos e pessoas com insuficiência cardíaca.

As pessoas que apresentarem sintomas leves e que necessitarem de atendimento, devem procurar a UBS mais próxima de sua casa, que atende das 7 às 19 horas. Em casos de sintomas acentuados o paciente deve se dirigir ao Centro de Triagem do Covid-19, localizado no Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC). Para informações e dúvidas as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (47) 3365-4623 e (47) 3365-1098.

Acesse: www.camboriu.sc.gov.br/coronavirus e mantenha-se informado.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *