Piçarras

Balneário Piçarras é aprovada para a terceira temporada Bandeira Azul em júri nacional

Trecho aprovado compreende 1,65km e outros 1,7km de praia estão na Fase Piloto.

O Júri Nacional do Programa Bandeira Azul no Brasil aprovou a certificação do trecho da praia de Balneário Piçarras para a terceira temporada seguida (2020/2021). A candidatura da cidade foi avaliada por entidades representantes dos órgãos que tratam sobre as políticas nacionais de fomento à preservação e proteção ambiental. A próxima fase é obter a aprovação do Júri Internacional, em Copenhagen.

A certificação foi aprovada no trecho de 1,65km – entre a descida da Avenida Getúlio Vargas até a Rua 2660, na orla Norte. Além disso, a cidade ainda inscreveu em Fase Piloto neste ano o trecho de ampliação da Avenida José Temístocles de Macedo para a obtenção da bandeira. Ao todo, o município possui 3,35km de praia participantes do Programa Bandeira Azul, representando mais de 50% de toda a orla da cidade.

Para a manutenção da Bandeira Azul, os requisitos os requisitos são ainda maiores que nos últimos anos. É preciso manter os resultados obtidos na última certificação, apresentar relatórios de desenvolvimento desde a última temporada, além de propor novos projetos com base nos pilares principais do programa: balneabilidade, infraestrutura, segurança e educação ambiental.

“A aprovação pelo Júri Nacional pela terceira vez consecutiva reafirma a boa atuação de Balneário Piçarras quanto aos quesitos de infraestrutura, segurança e qualidade ambiental. Além disso, o trecho certificado oferece uma experiência urbana sustentável, o que difere das outras praias que foram aprovadas pelo programa”, frisou o presidente da Fundação do Meio Ambiente, Marcos Zaleski.

Para a Secretária de Turismo de Balneário Piçarras, Susan Correa, a Bandeira Azul marcou uma nova fase para o turismo na cidade. “Nossa cidade sente o reflexo positivo da obtenção da Bandeira Azul. É perceptível o aumento no número de visitantes e um novo perfil de público sendo traçado, mais familiar e engajado com as questões ambientais”, pontuou.

A certificação é explorada nas estratégias do município para captação de turistas. “A Bandeira Azul confere um status maior ao destino e uma diferenciação a outros produtos e praias do Brasil. A certificação cria um destaque bastante importante para ampliar e qualificar a comercialização do destino, o que vem a fortalecer o comércio local e a geração de emprego e renda”, finalizou Susan.

Iniciativa privada custeia divulgação

Desde 2018 o município fomenta as parcerias público-privadas para o custeio das ações de marketing do Programa Bandeira Azul em Balneário Piçarras. O Departamento de Comunicação elabora anualmente o Plano de Comunicação com metas e estratégias para fortalecer a imagem do trecho de praia sustentável como destino turístico. As empresas participam com cotas de apoio e, em contrapartida, suas marcas são vinculadas nos materiais divulgados.

Programa Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul é uma certificação internacional que tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações educativas. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais. No total, de um universo de 4.385 praias certificadas no mundo, apenas cinco estão no Brasil.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *