Política

Evento virtual do TRE visa combater desinformação sobre coronavírus

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), por meio de sua Escola Judiciária Eleitoral (Ejesc), em parceria com a Agência Lupa, o Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), promove nesta terça-feira (28) o encontro virtual denominado “Democracia Digital – Eleições 2020”, com objetivo de conscientizar, educar e ajudar no combate aos processos de desinformação em massa no próximo pleito.

O evento, que é aberto ao público, tem inscrições gratuitas e será dividido em dois momentos. Na parte da manhã, das 9h30 às 11h30, será realizado o debate “Como o combate à epidemia da desinformação sobre o novo coronavírus pode ajudar na preparação para as próximas eleições municipais?”, com o intuito de apresentar os principais aprendizados decorrentes da atual crise e preparar para o enfrentamento da desinformação no contexto das Eleições 2020. Os participantes poderão realizar perguntas para os debatedores em tempo real.

O painel será mediado pela jornalista Petria Chaves e contará com a participação do juiz do Pleno do TRE-SC Francisco Dellpizzo Miranda (representando o presidente do Tribunal, desembargador Jaime Ramos); do diretor da Ejesc, juiz Wilson Pereira Júnior; do promotor eleitoral de Itaiópolis-SC, Pedro Roberto Decomain; do presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SC, Paulo Fretta Moreira; da secretária de Controle Interno e Auditoria do Tribunal, Denise Schlickmann; do assistente de Ações Institucionais da EJESC, Guilherme Delbem; da diretora de Conteúdo da Agência Lupa, Natália Leal; do codiretor do IT&E, Ariel Kogan; do diretor do MCCE, Luciano Caparroz Pereira Santos.

As vagas são limitadas. Para se inscrever, acesse a página do evento no Sympla.

Pandemia de desinformação
À tarde, das 14 às 16 horas, será conduzida pela Agência Lupa a oficina de checagem de informações intitulada “Como combater a pandemia de desinformação durante o processo eleitoral”, com o professor do Lupa Educação, Raphael Kapa. Podem participar desta atividade profissionais que trabalharão na linha de frente do combate à desinformação durante o período eleitoral, especialmente jornalistas de veículos de imprensa do estado e servidores públicos da área da Comunicação.

Juízes e promotores eleitorais e servidores da Justiça Eleitoral também podem acompanhar a oficina. As inscrições são igualmente limitadas e também devem ser efetuadas na página do evento no Sympla.

O conteúdo da oficina online incluirá os seguintes temas: o que aprendemos nas Eleições 2018 e com a pandemia do novo Coronavírus; metodologia de checagem; bots e trolls; mecanismos para identificar imagens e notícias falsas; e dicas básicas para não ‘cair’ em notícias falsas.

Ney Bueno/AGÊNCIA AL

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *