Piçarras

Academia da Saúde por videoconferência é sucesso em Balneário Piçarras

Desde abril com atuação remota, projeto da Secretaria de Saúde mantém atendimento à população e disponibiliza novos canais nas redes sociais.

Com a chegada da Pandemia do Covid-19 todos precisaram se adaptar ao distanciamento social. Foi assim que a Academia da Saúde, projeto da Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras, iniciou os trabalhos via internet. Desde o mês de abril a população pode ter acesso a vídeos gravados com exercícios físicos para todas as idades, ou ainda participar de aulas por vídeo chamada, em tempo real, com professores gabaritados. O projeto também criou um perfil na rede social Instagram e um canal exclusivo no Youtube.

Até março desse ano a Academia da Saúde desenvolvia diversas atividades coletivas, que foram suspensas por orientações do Ministério da Saúde e Organização Municipal de Saúde. Sem previsão de retorno, a equipe criou uma força-tarefa para implantar as aulas de maneira remota, através de grupos no WhatsApp, onde disponibilizam as videoaulas.

“Entrei em contato com Ministério da Saúde, expus o trabalho que vínhamos realizando e solicitei que autorizassem manter desta forma, afinal é de grande valia no momento que estamos vivendo. Logo recebi a resposta, poderíamos manter as atividades de forma remota, alimentar o sistema, sem risco de penalização”, explica Talita Vieira de Souza, Fisioterapeuta do NASF e Coordenadora da Academia da Saúde de Balneário.

As aulas são gravadas nos pólos da Academia da Saúde Central e Itacolomi, conduzidas pelo Profissional de Educação Física da Academia da Saúde e NASF, Bruno Mello, em tom motivador. “Nesse novo normal que vivemos, utilizando a tecnologia para estarmos próximos, me preocupei em manter o lado humano, linguagem de fácil entendimento, com bastante entusiasmo, mesmo frente toda essa situação, pois quando falamos de atividade física, falamos em saúde e alegria”, frisa Bruno.

Diariamente são alimentados seis grupos no WhatsApp, com exercícios e informações referentes à pandemia. Para garantir segurança durante a prática do exercício sem supervisão in loco do professor, a equipe toma a precaução de passar exercícios de simples execução, com menor risco possível de lesão e pensados para fazer em casa, onde há pouco material disponível. “A equipe está inovando, fazendo uso de cadeiras, faixas de roupão, pesos feitos com garrafa pet cheias de água ou areia, o que vale é usar a criatividade”, explana Talita.

As redes sociais da equipe recebem diariamente mensagens de agradecimentos pelo trabalho desenvolvido durante a pandemia. “Estou me sentindo como se estivesse indo na Academia da Saúde, isso graças ao professor Bruno que está nos passando os exercícios diariamente, sempre preocupado com a nossa saúde. Sou muito grata”, comentou a aluna da Academia, Shirley Espíndola Schlei.

Novos Canais

Com o engajamento do público alvo, a equipe da Academia da Saúde decidiu expandir o projeto online. “Queríamos algo a mais, então abrimos uma conta no instagram, mas muitos idosos acabam não fazendo uso desta rede social, ainda assim tivemos uma boa interação com os usuários. Na última semana, resolvemos arriscar um canal no Youtube, hoje estamos com 125 inscritos, alunos nos enviam fotos do momento em que realizam as aulas pelo canal. O número de visualizações vem crescendo a cada dia”, comemora Talita.

Entre os dias 23 de março e 26 de julho, foram registradas 2443 participações em atividades remotas. “Nosso desafio hoje seria este, aumentar o número de pessoas que nos seguem no instagram e youtube, garantir saúde física e mental aos usuários, no conforto de suas casas. Inclusive contamos com a contribuição do professor Diego, com aulas de yoga, também disponibilizadas no canal do youtube”, comenta Talita.

Para acompanhar o trabalho você pode seguir a Academia da Saúde no instagram: @academiadasaudepicarras. E também se inscrever no Canal do Youtube “Academia da Saúde de Balneário Piçarras”.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *