Piçarras

Inaugurado dois novos Ecopontos do projeto “Recicla Aí”

Os dois primeiros Ecopontos instalados estão na Prefeitura Municipal e na UBS do bairro Itacolomi. Ao todo serão instalados 17 Ecopontos na área rural e urbana.

Acontece nesta sexta-feira, 14, a partir das 10h, a inauguração dos dois novos Ecopontos para entrega voluntária de resíduos recicláveis e óleo de cozinha em Balneário Piçarras. Instalados através do projeto “Recicla Aí”, da Fundação do Meio Ambiente (Fundema), um ponto será atrás do prédio da Prefeitura Muncipal, e o outro na Unidade Básica de Saúde do Bairro Itacolomi.


O evento será feito de forma simbólica no Ecoponto instalado na Prefeitura, com público reduzido e seguirá os protocolos de segurança para contenção do novo coronavirus. Também será transmitido ao vivo através da página do Facebook da Prefeitura Municipal. Das 10h às 17h, a equipe do projeto Recicla Aí distribuirá brindes (Ecocopos e máscaras) para os moradores que desejam descartar lixo reciclável ou óleo de cozinha no Ecoponto da Prefeitura.


Os novos equipamentos seguirão o mesmo padrão do já instalado na Praça de Todas as Idades, que fica na Avenida Getúlio Vargas, porém com compartimento duplo e maior, para entrega de recicláveis e também coleta de óleo de cozinha. Ao todo serão instalados 17 novos Ecopontos, em todos os bairros do município, incluindo a área rural e urbana. A previsão é de que um novo Ecoponto seja instalado a cada dez dias.


Os resíduos coletados pelos Ecopontos serão fornecidos à Cooperativa de Reciclagem Costa Verde e Mar, que é composta por trabalhadores de Balneário Piçarras. “O uso do Ecoponto durante a pandemia é algo que torna a atividade de reciclagem mais segura, tendo em vista que os sacos de resíduos e embalagens de óleo são depositados no equipamento, ficam armazenados geralmente por três a sete dias sem contato com as pessoas, e  depois são encaminhamos para a cooperativa.

Estudos mostram que superfícies como plástico e aço inoxidável permitem a sobrevida do vírus por até três dias, assim depois desse período, os materiais chegam na unidade de triagem com baixo risco de contaminação pelo Covid-19”, enfatiza o presidente da Fundema, Marcos Zaleski.
Os ecopontos ficam abertos 24 horas, e terão uma vaga de carros exclusiva para usuários. “O funcionamento é muito simples. Basta trazer em um saco o papel, plástico, vidro e metal, ou óleo de cozinha usado em uma garrafa pet lacrada, e depositar nos locais indicados”, explica Marcos. A meta da Fundema é reciclar 10 toneladas de resíduos por mês e 400 litros de óleo. “Tudo isso para garantir mais qualidade ambiental, inclusão social, geração de renda e sustentabilidade”, finaliza.

Programa Recicla Aí
O Programa Recicla Aí, elaborado pela Fundema de Balneário Piçarras, foi contemplado com mais de R$ 2,7 milhões do Ministério do Meio Ambiente para a aplicação de uma série de atividades em torno da gestão sustentável de resíduos sólidos do município. O Ministério do Meio Ambiente apontou o projeto Recicla Aí, como melhor do Brasil na categoria.
Todo o lixo coletado será destinado a Central de Compostagem, instalada no Bairro Nossa Senhora da Paz. Os materiais orgânicos recebidos incluem vegetais, legumes e alimentos em geral, além de receber galhadas e restos de podas de jardim. Todo o lixo será transformado em composto orgânico (adubo) de alta qualidade.

Além da Central de Compostagem e instalação de Ecopontos, o programa prevê instalação de lixeiras com separações especiais por tipo de lixo em mil residências e 18 órgãos municipais, além do plantio de mudas de árvores nas residências participantes. 

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *