Florianópolis

Cinco áreas de esporte e lazer ganham iluminação modernizada em São José

Projetos para iluminar os espaços públicos serão concluídos em agosto somando mais de 270 pontos de luz.

Cinco comunidades terão seus espaços públicos revitalizados pela Prefeitura de São José. O serviço de iluminação está sendo executado pelo Consórcio SQE LUZ, formado pelas empresas ENGIE e QUANTUM Engenharia. As áreas de esporte e lazer que estão sendo contempladas com melhorias são: a Vila de Convivência Zanellato, no bairro Serraria; o Parque Bela Vista, no bairro Bela Vista; o Parque Ceniro Martins, no bairro Forquilhas; a Praça das Orquídeas, no bairro Bela Vista; e o Parque Esportivo de Forquilhinha, no bairro Forquilhinha.

Conforme o gerente do SQE LUZ São José, Murilo Martins, todas as obras de iluminação devem ser concluídos até a segunda quinzena de agosto. Ao todo, os cinco projetos de iluminação somam mais de 90 postes e de 270 pontos de luz. Destaque para a ação da tecnologia LED, que emite luz branca, garantindo melhor percepção visual, embelezando a cidade e ainda proporcionando maior segurança à comunidade. Também resulta em cerca de 50% de redução do consumo de energia, gerando economia ao município.

Saiba mais sobre cada obra:

* Vila de Convivência Zanellato: construção de espaço de circulação de pedestres com a pavimentação das ruas, instalação de bancos e pergolados, construção de novas calçadas e calçadão situado entre as ruas João de Barro e Gaivota. A iluminação das pistas contará com 13 luminárias de LED 150W, enquanto as áreas de circulação terão 30 postes metálicos de 4 metros com luminárias decorativas de LED 69W, totalizando 2.070W de potência instalada.

* Parque Bela Vista: a área de lazer com quadra poliesportiva e de vôlei de areia, academia ao ar livre, parque infantil e espaço para terceira idade. Estão sendo instalados 23 postes metálicos de 4 metros com luminárias decorativas nas áreas de circulação, 36 projetores embutidos no solo de 16W para iluminação de destaque das árvores e 8 postes metálicos de 8m para as quadras, com 24 projetores nas quadras poliesportiva e de vôlei. Ainda, a iluminação da Rua Ibirama, em frente à praça, foi modernização com substituição das antigas luminárias a vapor de sódio por tecnologia LED. Ao todo, o projeto contará com 79 novos pontos de luz, totalizando 4.200W de potência.

* Parque Ceniro Martins: conta com quadra poliesportiva, espaço pet, espaço para terceira idade, parque infantil, gramado para piquenique, horta comunitária, estacionamento e academia ao ar livre. O projeto de iluminação distribuirá 36 postes metálicos de 4 metros com luminárias decorativas de 69W nas áreas de circulação, 20 projetores embutidos de 16W para iluminação das árvores, 4 postes metálicos de 8 metros com 8 projetores de 115W para a quadra e 4 luminárias para os espaços de circulação, totalizando 68 novos pontos de luz e 4000W de potência instalada.

* Praça das Orquídeas: contém um campo de futebol, uma quadra poliesportiva, parque infantil, academia ao ar livre, espaço pet e de lazer composto por bancos e árvores. A iluminação será 100% de LED, com luminárias de 150 W na quadra poliesportiva, e de 230W no campo, com 4 postes metálicos de 8 metros e duas luminárias por poste. No restante do parque serão utilizadas luminárias decorativas de LED 69 W, em postes de 4 metros, ambos na cor cinza. Ainda, haverá iluminação de destaque em 34 árvores, composto por 46 projetores de LED 16W embutidos no solo (para árvores menores) e 14 projetores de LED 114 W (árvores de copa maiores).

* Parque Esportivo de Forquilhinha: possui estrutura diversificada para prática de esportes, estacionamento e área de lazer. A iluminação foi projetada para incentivar as atividades à noite. Para tanto, as quadras receberão 2 projetores de alto rendimento com lâmpadas multivapor metálico 400 W por poste. Ainda, cada campo de society e quadra de tênis terá 8 postes, enquanto que nas quadras de vôlei, por serem menores, serão 4. Cada poste terá 2 projetores. Ainda, o estacionamento terá postes de 8m com luminárias de LED 120 W, enquanto as áreas de lazer e circulação receberão postes de 4m com luminárias decorativas de LED 69 W.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *