Balneário Camboriú

Educação de BC dá continuidade à atualização da Proposta Curricular

Em virtude do isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus, que interrompeu as aulas presenciais em todo o estado de Santa Catarina, desde março deste ano, foi necessário repensar  a Educação como um todo, bem como todo o processo educacional e, consequentemente, na formação dos profissionais da educação. Esta semana todos os profissionais da Educação Municipal de Balneário Camboriú estiveram empenhados na atualização da Proposta Curricular do Município, mesmo que de forma online.

A Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, com seus Departamentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Desenvolvimento Educacional, têm buscado orientar os profissionais por meio de formações e grupos de estudo sobre o referido documento. As formações para os profissionais da educação iniciaram no segundo semestre do ano de 2018, e no decorrer do ano de 2019. Já a sistematização e atualização da Proposta Curricular do Município e implementação da BNCC, iniciou-se em novembro de 2019, na qual juntou-se todos as discussões feitas no decorrer das formações e trouxeram para os grupos de sistematização do documento. Vários profissionais do segmento da Educação estão fazendo parte deste processo, como professores, especialistas, AEE, gestores das unidades, demais  servidores da educação  e técnicos do órgão central – SED. Os grupos inclusive se reuniram em dezembro e janeiro para os estudos e síntese deste documento, e seguiram esses estudos esta semana, a partir de terça-feira (11), de forma online, através do aplicativo Google Meet.

A primeira apresentação da versão preliminar do documento aconteceu em fevereiro/2020  para toda equipe gestora da Rede Municipal. Também foram convidados para esta apresentação o Conselho Municipal da Educação CONSEME, sendo representado pela presidente e alguns componentes, bem como todas escolas particulares do município para fazerem parte deste momento. No início do ano letivo também,  todos os  servidores da Secretaria Municipal de educação deram continuidade aos estudos, após a apresentação deste documento na versão preliminar nas unidades escolares.

Para essa etapa  da formação continuada do processo final  de atualização da Proposta Curricular Municipal, alinhada à Base Nacional Comum Curricular – BNCC, estão planejados a primeira rodada no mês de agosto, formação com todos os núcleos. As atividades acontecerão com duração de uma hora e meia com a professora PhD Verena Wiggers. Ao final das formações, os profissionais fazem um registro para devolutiva dos trabalhos.

Também previsto para até o final desse ano o caderno físico com a referida proposta.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *