Notícias

Instituto Guga Kuerten comemora 20 anos de transformações sociais

Projeto desenvolve iniciativas esportivas, educacionais e sociais focadas na inclusão de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência.

Em agosto o Instituto Guga Kuerten (IGK) está comemorando 20 anos de uma história dedicada à promoção de oportunidades de transformação social. O projeto, que nasceu do amor pelo esporte e pelo próximo, ao longo deste período já bateu a marca de mais de 97 mil atendimentos, sendo que deste total 13 mil eram crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. E para isso, contou com a parceria de mais de 185 empresas e a dedicação de uma equipe preparada para encarar qualquer desafio.

O IGK surgiu a partir de uma paixão de Alice Kuerten, presidente da entidade e mãe de um dos maiores tenista do mundo, Gustavo Kuerten, e desde então luta em defesa da inclusão de pessoas com deficiência e da utilização do esporte como ferramenta educacional. Causas que são assistidas pelos programas sociais do Instituto: Campeões da Vida, Ações Especiais e Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS), sendo que só nesta última modalidade já foram desenvolvidos 515 projetos em 187 municípios.

“Ao longo da nossa trajetória desenvolvemos iniciativas esportivas, educacionais e sociais para que ainda mais crianças, adolescentes e adultos possam conquistar a sua própria cidadania. Sempre atentos a qualidade do que estamos entregando, já que para nós o maior resultado está em oferecer melhores condições de vida para as pessoas que enfrentam algum tipo de situação desconfortável. Por isso, quando olhamos para o que conquistamos até agora, tantas histórias de superação, o trabalho desenvolvido pelo Instituto é motivo de muito orgulho e satisfação. O esporte é muito mais do que uma competição, é a nossa vida”, ressalta.

Programas Sociais:

Campeões da Vida

O IGK oferece oportunidades educacionais, sociais e esportivas voltadas para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, econômica e educacional, desde 2002. Com foco na inclusão social e na formação dos educandos, durante todo o ano as atividades são realizadas no contraturno escolar, onde os educadores desenvolvem dinâmicas como: oficinas de tênis, cultura e esportes complementares. E para preparar a equipe que atende a este público, o Instituto realiza encontros anuais de capacitação, que marca o reinício das atividades.

Este ano, devido a pandemia e a necessidade do isolamento social, as atividades dos 500 educandos tiveram que ser adaptadas e realizadas a distância, através do IGK em Movimento. Além de ganharem todo o equipamento necessário para não deixar de praticar o esporte em casa, os núcleos estão recebendo, em sistema de rodízio, kits completos com raquetes, bolinhas de tênis, bolas, bambolês, elásticos (para improvisar redes de tênis), livros, cordas e frisbee. Tudo para incentivar ainda mais a prática de atividade física e de quebra promover a integração entre a família. E para inspirar, a equipe de profissionais de educação física também têm compartilhado uma série de vídeos nas redes sociais do Instituto com sugestões de atividades e brincadeiras para as crianças realizarem sozinhas ou em família. A ação contempla os grupos do Itacorubi, Saco Grande e Canasvieiras, em Florianópolis, além de São José, Palhoça e Biguaçu.

Fundo de Apoio a Projetos Sociais

Apoia, financeiro e tecnicamente, projetos de organizações sociais de Santa Catarina e já alcançou cerca de 190 municípios. A cada ano são abertas inscrições para uma determinada região do Estado, previamente estabelecida, possibilitando que todas as organizações do entorno inscrevam seus projetos.

Programa de Ações especiais

Desenvolve e participa de ações políticas de promoção e defesa dos direitos do cidadão. O Prêmio IGK, o curso de capacitação para cuidadores terapêuticos e a colônia de férias “Voo livre” são os exemplos.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *